Como substituir a palavra quanto?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

1 que quantidade de, que total de, que número de. Exemplo: Quantos dias faltam para minha festa de aniversário? Que preço: 2 que preço, que valor, que quantia.

quanto mais, tanto mais... quanto menos, tanto menos...

como» e «tão... quanto» são estruturas sinónimas usadas na formação do comparativo de igualdade, em que se antepõe «o advérbio tão e se pospõe a conjunção1 como ou quanto ao adjetivo» (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2001, p.

Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.

Em quantidade igual; geralmente acompanhado por "tanto". advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.Com que proporção; com que força: nunca imaginou quanto era odiado pelos colegas.

QTO: Toalete, WC. QTR: Horário, hora.

A locução quanto a é sinônima de: em relação a, relativamente a, no que se refere a, sobre,…

Em relação à utilização de "quão" e "quanto", a palavra quão é usada antes de um adjetivo ou advérbio, e "quanto" antes de um substantivo (a não ser que seja um advérbio modificador do verbo).

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

(1) Quanto mais trabalhador fores, melhor aluno serás. (2) Quanto mais se avança na montanha, mais difícil se torna a respiração. (3) À medida que as pessoas avançam na montanha, a respiração torna-se mais difícil. (4) Quanto mais chocolate comeres, mais terás problemas com o colesterol.»

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Por quanto é uma expressão que indica quantidade ou valor, sendo formada pela preposição por e pelo pronome indefinido quanto. É sinônima de: por que quantidade, por que total, por que preço e por que valor.