Como substituir a exemplo?

Perguntado por: imendes6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Indica um exemplo de uma afirmação anterior: 1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.

1 quer dizer, ou melhor, melhor, aliás, ou seja, isto é, digo, dizendo, melhor dizendo, ou por outra, por outra forma, de outro modo, de outra maneira, em outros termos.

Antônimos são nomes que damos às palavras que têm sentido contrário a outras. Exemplo: claro - escuro.

A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Exemplos: - pronome adjetivo: “Que horas são?”; “Que iniciativa bacana!” - pronome substantivo: “Que eles fizeram com você?”; “Que aconteceu por aqui hoje?”

Explicação: O exemplo serve para tudo, quando tentamos fazer uma lição, e precisa de exemplos para identificar o que está acontecendo.

Sinônimos de Fazer sentido
conexão coesão harmonia concatenação correlação ligação lógica nexo procede coerência.

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas. Os sinônimos podem ser perfeitos (significado igual) ou imperfeitos (significado próximo). Quando o sentido for oposto, a relação é chamada de antonímia, e as palavras são antônimas.

2 grave, crítica, preocupante, dramática, difícil, arriscada, significativa, considerável, perigosa, bicuda, complicada, preta, delicada, ponderosa. De grande valor: 3 importante, valorosa, meritória, solene, notável, elogiável, enorme.

Denotação - emprego do sentido real, literal das palavras e expressões, por exemplo: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. Conotação - emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões, por exemplo: Ele comeu bola na prova de matemática.

2 acha-se, supõe-se, pensa-se, toma-se, concebe-se, reputa-se, qualifica-se, estima-se, aprecia-se. Exemplo: Tem-se como o melhor professor do colégio, mas isso não é verdade. Permanece numa dada posição: 4 conserva-se, mantém-se, aguenta-se, segura-se, sustenta-se, sustém-se.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Exemplos: Homem bom (qualidade) Menino traquina (defeito)

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.

Exemplos é o plural de exemplo. O mesmo que: referências, arquétipos, lições, modelos, normas, provérbios.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece. Exemplo: Você deve visitar seus avós todas as semanas.