Como subir o ferro rápido?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

damasco

As frutas secas são especialmente ricas em ferro, como o damasco (2,7 mg/100 g) ou a ameixa seca (0,90 mg/100g). O caqui também se destaca por sua quantidade de ferro. Esta deliciosa fruta contém 2,5 mg de ferro a cada 100 g. Além disso, tem muita vitamina C, que favorece a absorção desta mineral.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

Os alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peixes, aves, leguminosas (feijões, lentilhas) vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis), cereais integrais (aveia, quinoa) e tofu.

Tomar com o estômago vazio: Para aumentar a absorção de ferro, tome o suplemento com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.

Como obter mais ferro da sua comida

  1. Coma folhas verdes cruas ou cozidas no vapor.
  2. Mas ferva levemente o espinafre.
  3. Coma ou beba algo que tenha vitamina C durante a refeição.
  4. Pães de fermentação natural são os melhores.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Peixes como atum, carnes brancas como peru e órgãos como fígado bovino são ricas fontes de ferro tipo heme. Já o ferro não-heme pode ser encontrado em alimentos como feijão, lentilha, espinafre, tofu e chocolate amargo, todos com origem essencialmente vegetal.

A melhor opção de reposição de ferro é por via oral. O benefício real de um suplemento de ferro está condicionado a fatores como efetividade terapêutica, tolerância gastro-intestinal, incidência de eventos adversos, perfil de segurança com risco mínimo de toxicidade e número de tomadas diárias necessárias.

O ferro heme está presente em alimentos de origem animal (carne bovina, aves, pescados e gema de ovo) e o ferro não heme, além de ser ofertado pela carne vermelha, também é encontrado nos cereais e vegetais.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Suco de acerola, laranja e linhaça
Nesse suco, o alimento com maior quantidade de ferro presente em sua composição nutricional é a semente de linhaça. No entanto, a acerola e a laranja são frutas que possuem grandes quantidades de vitamina C, o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente nas sementes de linhaça.

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

Entre as leguminosas, o feijão é campeão em ferro.

Alimentos que devem ser evitados
Além disso, também deve-se evitar o consumo de café, chá preto e chá mate nas refeições ricas em ferro, pois são ricos em fitatos e taninos, substâncias que também reduzem a absorção de ferro no intestino. Veja mais 3 dicas para curar a anemia.

Alimentos a serem evitados na anemia
Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino. Além disso, os fitatos e taninos, devem ser evitados junto ao consumo de ferro.

Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.