Como subir no Exército?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O ingresso como militar de carreira no Exército Brasileiro se dá por meio de concurso público.
...
Os Concursos do Exército Brasileiro para o ingresso de militares de carreira são:

  1. Concurso ESA;
  2. Concurso EsPCEx;
  3. Concurso IME;
  4. Concurso EsSex; e.
  5. Concurso EsFCEx.

Como ingressar? O ingresso na carreira militar ocorre, geralmente, por meio de colégios e academias específicas na formação de oficiais. Para entrar nessas escolas, é necessário preencher alguns pré-requisitos regulamentados em leis existentes nas três áreas: Aeronáutica, Marinha e Exército.

Antes de tudo, para se tornar um soldado, você passará por um período de 12 meses como recruta. Com isso, terá treinamentos de tiros, atividades de salvamento, entre outras.

o tempo de trabalho pelo tempo de folga mínimo deve seguir uma das seguintes opções: (24/24 – 24/48 – 24/72 – 24/96...), ou seja, em (24/24) o militar cumpre guarda durante um dia (24 horas) e folga por um dia (24 horas); em (24/48) o militar cumpre guarda por um dia (24 horas) e folga por dois dias (48 horas) e assim ...

Confira as profissões que pagam bem no Brasil no cenário econômico atual!

  • Medicina/Saúde. Os profissionais da área de Saúde vêm se mantendo no topo da lista dos mais bem pagos do Brasil há muitos anos. ...
  • Engenharia. ...
  • Tecnologia da Informação. ...
  • Direito. ...
  • Marketing/Vendas. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Administração/Finanças.

A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos.

Filho único deve servir? Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.

- Estabilidade no emprego, onde poderá permanecer por toda a vida e terá uma aposentadoria ainda bem jovem, em média entre 48 a 54 anos com salário integral, enquanto a maioria dos civis aposenta-se a partir dos 65 anos e sem salário integral.

Os oficiais generais são o topo da carreira militar, recebendo os salários mais altos da categoria. Nesse caso, os vencimentos começam com R$ 12.490,00 para contra-almirante, general de brigada e brigadeiro, e vão até R$ 14.031,00 para Almirante, Marechal e Marechal do Ar.

Qual o concurso mais fácil de ser aprovado? Provas como EsPCEx se encontram em um nível abaixo da AFA, Efomm e Escola Naval. E, dentre essas três, a AFA é a mais fácil.

O delito do sono também é conhecido pela conduta do militar dormir em serviço. Existe previsão legal tanto no Código Penal Militar quanto no Regulamento Disciplinar da Policia Militar do Estado de São Paulo (LC n.º 893/2001).

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou proposta que insere o porte de arma entre os direitos de praças das Forças Armadas – suboficial, subtenente, sargento, cabo, soldado ou marinheiro – que adquiriram estabilidade aos dez anos de efetivo serviço.

Numa escala muito comum, 3 por 1, o militar pode chegar a cumprir 80 horas semanais, sem nenhum tipo de compensação. É comum que cabos e marinheiros concorram a escalas de 1 por 1 . Eles cumprem 108 horas semanais, 145% a mais do que permite nossa Constituição, que defendemos com o sacrifício da própria vida.

Os celulares serão permitidos nas Organizações Militares que lidam com atendimento ao público, como hospitais, indústrias, capitanias dos portos e organizações de ensino, entre outras, "visando não comprometer a sua missão, o uso destes dispositivos é permitido", finaliza a nota.