Como subir a vitamina B12 rápido?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Veja alimentos com vitamina B12 que podem ser encontrados em fontes de origem animal:

  1. Leite e produtos lácteos. Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. ...
  2. Ovos. ...
  3. Salmão. ...
  4. Carnes. ...
  5. Atum. ...
  6. Fígado. ...
  7. Levedura nutricional. ...
  8. Bebidas à base de vegetais (soja, amêndoa, coco, arroz)

A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].

A dosagem ideal de vitamina B12, na mensuração no exame de sangue, é de acima de 200 pg/ml. Abaixo disso, é preciso realizar acompanhamento médico. Isso porque quando as concentrações de vitamina B12 estão abaixo do recomendado, alguns problemas de saúde podem acontecer.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

Portanto, obtemos esse nutriente de maneira indireta por meio dos alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e seus derivados). Conheça quais são as maiores fontes de vitamina B12 e a quantidade em 100 g, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos: Fígado de boi - 72,2 mcg. Fígado de frango - 18,9 mcg.

A suplementação de vitamina B12 pode ser feita com metilcobalamina ou cianocobalamina. A primeira é uma forma natural e a segunda uma forma sintética da vitamina, mas ambas possuem uma ótima absorção pelo organismo.

A ação de substâncias antiácidas, geralmente usadas no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlceras e gastrite, diminui a produção do ácido gástrico, o que influencia diretamente no nível de vitamina B12 em nosso corpo. Outros medicamentos, como a metformina, também podem atrapalhar a absorção desse nutriente.

Cirurgias de redução do estômago ou de retirada de parte do intestino, doenças que danificam o intestino, como a Doença de Crohn, e doenças que afetam o estômago, como a gastrite, podem também reduzir a absorção da vitamina B12.

Os autores concluíram que, os maiores níveis plasmáticos de vitamina B12 (> 455,41 pg /mL) foram associados ao aumento no risco de morte por todas as causas (P = 0,005), considerando ainda, uma maior cautela ao uso clínico de suplementações de B12 para pacientes com deficiência da vitamina.

A vitamina B12 também participa da produção da mielina — substância que é uma espécie de camada protetora dos neurônios. Por conta da falta do nutriente surgem diversos riscos neurológicos, sendo que os principais são: depressão, demência, formigamento nas pernas e dificuldade de concentração.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Desta forma, a vitamina B12 injetável serve para repor o nutriente, além de ser recomendada para lidar com dores e inflamação nos nervos, e dores nos músculos ou articulações, quando são intensas.

Administrar 1 comprimido sublingual ao dia. Colocar um comprimido embaixo da língua e aguardar completa dissolução, após uma das principais refeições. Vitamina B12 (metilcobalamina) 1000 mcg; qsp 1 comprimido sublingual. ALÉRGICOS: LIVRE DE AÇÚCARES, CORANTES, GLÚTEN, LACTOSE E PARABENOS.

Olá, sim, não há contraindicação em tomar essas substâncias juntas. Inclusive existem suplementos e multivitamínicos que contém todas. Faça sempre com acompanhamento médico e com exames regulares. O excesso de vitaminas também pode causar danos ao seu organismo.

Ovo (100 gramas) = 1,1 mcg de B12.

A nutricionista comenta que há alimentos de origem vegetal que contam com cobalamina na composição, mas não em quantidades suficientes para serem considerados fonte dessa vitamina. Cogumelos e a alga nori são exemplos de fontes não animais de B12.

Alguns especialistas sugerem o tratamento de todos os pacientes que sejam sintomáticos e apresentem níveis de vitamina B12 inferiores a 450 pg/ml.

Outra substância essencial quando o assunto é qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, não podemos deixar de mencionar a vitamina D, afinal, uma das principais causas no quadro de falta de energia acontece pela deficiência desse nutriente.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!

Tonturas frequentes podem ter relação com deficiência de Vitamina D. Pesquisas demonstram que os níveis reduzidos de vitamina D podem impactar no surgimento de crises recorrentes de tonturas e vertigens, causadas por doenças do labirinto.