Como sonhar com mais frequência?

Perguntado por: kpereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos
  • Tenha uma boa noite de sono – Dormir bem é a primeira solução que vem à cabeça quando se pensa em sonhar mais, e a explicação é científica. ...
  • Escreva ou grave seus sonhos em aúdio – ...
  • Compartilhe seu sonho – ...
  • Mergulhe no tema, a fundo – ...
  • Leve o sonho mais a sério – mas nem tanto –

O que pode estar na origem do sonhar muito? “Podem ser problemas psicológicos, como stress pós-traumático, ansiedade, depressão, mas também problemas orgânicos, como o excesso de fase REM (Rapid Eyes Mouvement), fase do sono em que se sonha mais.

A primeira prática sugerida é programar o despertador para antes da hora costumeira de acordar. Assim, despertamos ainda na fase REM do sono, quando os sonhos estão mais intensos. A sugestão é se concentrar no sonho e voltar a adormecer – sendo, dessa forma, mais possível retornar ao sonho com lucidez.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Você pode sonhar com o que quiser, por meio da prática do sonho lúcido e ter sempre bons sonhos, inclusive mobilizando a mente para eles, antes mesmo de dormir.

Alguns sonhos parecem tão reais por conta de distúrbios do sono: – Problemas como insônia e narcolepsia podem aumentar os riscos de sonhos vívidos. Assim como mudanças bruscas no seu horário de sono, como dormir muito mais ou muito menos também pode aumentar esse risco.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Como já explicamos, não é que você não esteja sonhando, apenas não se lembra dele. De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

Sonhar faz bem não somente para consolidar a nossa memória, mas para mostrar sinais de bem-estar, saúde e autoconhecimento.

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Colocar consciência, ao dormir, de que você vai sonhar e esse sonho vai estar sob o seu controle é outra forma de induzir os sonhos lúcidos, assim como escrever tudo aquilo que você sonha, condicionando a sua consciência a se atentar cada vez mais a essa atividade.

Assim que dormimos, o cérebro tenta elucidar cada complicação que ocupa nossas mentes durante o dia. Com isso, os sonhos nada mais são do que representações de nossa realidade externa e como isso nos afeta internamente. Isso responde a pergunta por que nós sonhamos de forma simples e direta.

Oneirocinese é a capacidade de controlar o próprio ou os sonhos. O usuário invade os sonhos de outro ser vivo e se torna onipotente naquele lugar; o corpo fica inconsciente, e deverá deixá-lo protegido.

Com base nos resultados observados, os pesquisadores concluíram que o cérebro de uma pessoa que se lembra de seus sonhos com maior frequência exibe padrões de ondas cerebrais maiores, como se essas pessoas se mantivessem muito mais atentas e atraídas pelo ambiente externo.

Durante o sono REM, o corpo está paralizado mas a atividade cerebral é bem próxima àquela de quando estamos acordados. Devido a essa atividade intensa, o sonho pode nos assustar a ponto de nos acordar. Em outras palavras: a emoção é tão grande, que acaba despertando o seu corpo.