Como somar é subtrair frações passo a passo?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.

Subtração de frações: denominadores iguais
Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal. Já para os sinais diferentes, subtrair e conservar o sinal do maior número.

Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.

Subtração de frações é uma maneira de simplificar duas ou mais frações tendo um resultado através subtração das frações anteriores.

Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos.

Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador. Para somar ou subtrair as frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes de cada fração, de denominadores iguais.

Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.

A simplificação de frações é uma maneira de escrever a mesma fração, mas de forma que os numeradores e denominadores sejam escritos com números menores. Quando simplificamos uma fração, encontramos uma fração equivalente, porém na forma reduzida.

Número misto ou fração mista é a representação de um número composta por uma parte inteira e uma parte fracionária. A representação por um número misto é feita para frações impróprias, pois ele possui uma parte inteira.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Cálculo da fração geratriz

  1. 1º passo: Igualar a dízima periódica a uma incógnita, por exemplo x, de forma a escrever uma equação do 1º grau.
  2. 2º passo: Multiplicar ambos os lados da equação por um múltiplo de 10. ...
  3. 3º passo: Diminuir a equação encontrada da equação inicial.
  4. 4º passo: Isolar a incógnita.

Como você pode notar, para transformar uma fração imprópria em um número misto, devemos dividir o numerador pelo denominador. O quociente será a parte inteira do número, e o resto será o numerador da fração restante, que terá o mesmo denominador que a original.

Tipos de frações
É formada por dois termos: um representa uma quantidade inteira e o outro corresponde à parte fracionária. A quantidade de pizza que vemos na imagem corresponde a duas pizzas inteiras, com 16 fatias, mais 5/8, ou seja, 5 fatias de uma pizza dividida em 8 partes.

Frações próprias
Têm o numerador menor que o denominador.

O processo de multiplicar uma fração pela outra é simples e basta multiplicar o numerador de uma fração pelo numerador (o número de cima) da outra fração, e multiplicar o denominador (o número de baixo) de uma pelo denominador da outra.

Na multiplicação de frações, nós vamos multiplicar os numeradores entre si e dividir pelo resultado da multiplicação dos denominadores. Ou seja, iremos multiplicar a parte de cima pela parte cima e a parte de baixo da fração pela parte de baixo!

Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de um, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar.

1)120: cento e vinte; 1/4: um quarto. 2) O número inteiro 120 indica a quantidade de elementos; a fração 1/4, uma porção de um número inteiro.

24: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24. 32: 1, 2, 4, 8, 16, 32. O MDC (máximo divisor comum) para 24 e 32 é 8, pois esse é o valor mais alto que pode funcionar como divisor tanto para o 24 quanto para o 32.

Uma fração é imprópria quando o seu denominador é menor que o seu numerador. Quando essa representação do número é uma fração imprópria, podemos transformá-la em uma fração mista, sendo possível o inverso também, ou seja, representar uma fração mista como imprópria.