Como soltar a embreagem da moto?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Usar a alavanca o mínimo possível, apenas o necessário para trocas de marcha ou sair da imobilidade. É justamente no momento da transição entre moto parada/moto em movimento que o maior desgaste da embreagem acontece. Portanto, quanto menor for o tempo desta transição e a rotação do motor, menor será o desgaste.

Uma das reclamações mais comuns dos motociclistas, após certa quilometragem rodada, é que o motor está “sem força”. Ou seja, ao acelerar sua moto engatada e embreada, a força transmitida para a roda traseira não é compatível com a rotação do motor.

Deixar a embreagem muito rígida pode expor as peças a condições muito extremas, desgastando-as ou prejudicando seu funcionamento. Por isso, como é mostrado no próprio manual do fabricante, o ideal é manter uma folga que pode variar de 1 a 2 centímetros.

Não devemos ficar com a mão sobre o manete porque isso gera um desgaste maior, aumenta o consumo de combustível, diminui o desempenho da moto e faz o motor durar menos. Acontece, na maioria das vezes, quando o piloto mantém a embreagem acionada nas paradas.

Acione a embreagem para reduzir a velocidade.
Acione-a quando você começar a desacelerar para reduzir a marcha aos poucos. Embora a embreagem ajude a reduzir a velocidade da moto, ela não ativa as luzes de freio. Portanto, sempre acione os freios para mostrar aos outros motoristas que você está parando.

Acione a embreagem (que fica no lado esquerdo) e aperte o botão de ignição (no lado direito). Você deve ouvir agora o prazeroso som de partida da moto. Feche a alavanca do afogador e acione um pouco o acelerador. Faça isso logo após o motor ligar, acelerando progressivamente à medida em que o motor esquenta.

A resposta é sim, porém não é uma lei. O que acontece é que o nosso principal objetivo, ao colocar a moto no neutro, é evitar o desgaste da embreagem, do cabo e evitar acidentes.

Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento. Esse desgaste evolui até que o sistema de embreagem quebra. Hoje, uma embreagem dura de 70 a 80 mil quilômetros, mas esse prazo diminui muito quando comparamos com uma embreagem que é usada da maneira errada.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor. AO PASSAR POR UM BURACO, DEVO ACIONAR A EMBREAGEM.

Você não pode passar da primeira para a quinta marcha apenas mantendo o seletor elevado. Ele deve ser reiniciado para cada marcha. Não gire o acelerador até o final quando o motor estiver frio, ou você pode estragar o motor. Deixe que ele aqueça primeiro!

Ela vai durar menos do que deveria. Um erro comum de muitos motociclistas é maltratar a embreagem. Além de desgastar de modo prematuro o componente, isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos.

Nas primeiras utilizações eles tendem a aumentar de comprimento, e quando o cabo de embreagem fica mais comprido, os discos de embreagem permanecem em contato mesmo com o manete completamente acionado. Isso impõe um esforço ao motor que acaba morrendo porque na marcha lenta ele não terá força para vencer esse atrito.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Por volta de 3.000 giros costuma ser um bom momento para a troca. Conforme se aproxima de 4.000 giros, já representa esticar demais a marcha. Mas vale lembrar que isso muda de veículo para veículo e tem a ver, inclusive, com a potência do seu motor.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Passe a moto para a segunda marcha quando você chegar perto da ladeira. Depois de subir um pouco, passe para a terceira. Assim que o motor perder parte da força, volte à segunda marcha para conservar o seu ímpeto. Nunca coloque a moto na primeira marcha!

O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios. Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.