Como solicitar o Conbas INSS?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Emitir Carta de Concessão de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

A carta de concessão é um documento que tem por finalidade informar ao cidadão a forma de cálculo do valor do seu benefício, além de fornecer informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

45 dias

O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Quem se aposentou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991 e teve seu benefício limitado ao teto da época pode ter direito a uma revisão do valor recebido.

Após ter o benefício concedido, o primeiro pagamento do benefício será realizado em um período que pode variar de 30 a 90 dias. E no primeiro pagamento o novo segurado deverá comparecer à agência bancária, que está determinada na carta de concessão, para receber o valor do benefício.

O que é? Serviço para pedir o documento que informa se existe ou não algum benefício do INSS em seu nome. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

A fim de comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS, nesses casos, é preciso que você use os documentos apropriados para comprovação. Documentos como contratos de trabalho podem ser úteis, mas a comprovação de contribuição em si, será feita pelo comprovante de pagamento.

O SUB possibilita a identificação e suspensão de beneficio com suspeita de duplicidade.

Se você é segurado do INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar se vai receber os valores referentes ao precatório. O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Veja como é simples:

  1. Acesse o portal Meu INSS. O sistema Meu INSS pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS. ...
  2. Selecione a opção Carta de Concessão. Nas opções da tela inicial, escolha “Carta de Concessão”. ...
  3. Visualize e imprima o documento.

A consulta será disponibilizada por meio do sítio do Instituto Nacional de Seguro Social - https://www.gov.br/inss/pt-br/servicos/empresas.

O que fazer para agilizar um requerimento em análise?

  1. Reclamação na ouvidoria do INSS;
  2. Pedido administrativo de andamento; e.
  3. Mandado de segurança.

Art. 2º Os Serviços de Centralização do Atendimento de Demandas Judiciais de Benefícios – Ceab/DJ são responsáveis pelo atendimento das demandas judiciais de benefícios oriundas das regiões de abrangência da Superintendência Regional – SR à qual estão vinculadas, conforme Anexo.

Por enquanto, o caminho para solicitar a revisão de toda a vida da aposentadoria é entrar com uma ação individual na Justiça, por intermédio de um advogado. Isso pode ser alterado a qualquer momento pelo INSS, para que o pedido seja feito sem a necessidade da ação judicial.

Quem pode receber
- Poderão pedir a revisão da vida toda aposentados por tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial, por invalidez, quem recebeu auxílio-doença ou pensão por morte.

Assim, a revisão da vida toda tanto beneficia quem se aposentou entre 29/11/1999 e 13/11/2019 e possui contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, quanto também beneficia aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum tempo para o INSS após 1994.

Atualmente, você também pode tirar a carta de concessão pela internet, e esse processo também é feito pela página do Meu INSS. Abaixo, vamos deixar o passo a passo para você, caso queira solicitar esse serviço. Entre na sua conta do Meu INSS ou baixe o aplicativo.

Faça o requerimento pelo MEU INSS (cliente) ou INSS digital (advogado) do serviço pagamento não recebido se você não tiver acesso ao histórico de créditos ou aos dados do pagamento. Isso reabrirá a tarefa e pode ajudar a regularizar o benefício. Faça também uma solicitação de correção do processo de concessão.