Como solicitar a chave de transferência do ProUni?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Desta forma, Informamos que para liberação de chave de transferência do PROUNI, o aluno deverá abrir protocolo no Portal do Aluno Solicitação de transferência e/ou cancelamento de bolsa. Após abertura será emitido a chave de transferência para retirada no POLO e entrega na Instituição de origem.

Sim, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo.

Desta forma, Informamos que para liberação de chave de transferência do PROUNI, o aluno deverá abrir protocolo no Portal do Aluno Solicitação de transferência e/ou cancelamento de bolsa. Após abertura será emitido a chave de transferência para retirada no POLO e entrega na Instituição de origem.

O alerta destaca, ainda, que, caso o aluno tenha recebido arquivos ou link com essa mensagem, entre em contato com o atendimento do MEC, por meio do Fala Brasil pelo 0800 61 61 61 ou pelo endereço eletrônico prouni@mec.gov.br.

É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda.

“Perdi a bolsa do Prouni, e agora?” Se esse é seu caso, você pode sim concorrer novamente, dependendo, é claro, dos requisitos listados anteriormente. Por exemplo, uma pessoa que já concluiu o seu curso superior não pode se candidatar ao benefício outra vez.

Os estudantes podem escolher até duas opções de cursos e fazer a troca até o fim desse período.

O bolsista do Prouni pode solicitar a qualquer momento a transferência da sua bolsa, porém deverá respeitar o regulamento interno da instituição de ensino na qual está matriculado, ou seja, deverá observar o calendário acadêmico da instituição que define o período para transferência.

A transferência da bolsa Prouni só pode ser realizada para outra graduação da mesma área do conhecimento, não importa de você vai mudar de ênfase, turno ou instituição. Isso significa que se você estiver cursando Direito, não poderá mudar para Medicina, por exemplo.

Estudantes do Prouni com bolsas parciais (50%) que desejam transferir sua graduação para a PUCPR podem se inscrever até o dia 28/02 para solicitar transferência. Os interessados precisam realizar a inscrição na PUCPR, preencher as informações solicitadas e anexar o termo de concessão do Prouni e a nota do ENEM.

Consegui bolsa de 50% pelo Prouni, posso tentar 100%?
Não, os critérios para bolsa parcial ou integral são diferentes e não há como alterar a bolsa. No entanto, estudantes com bolsa de 50% podem se inscrever no Financiamento Estudantil (Fies) para cobrir a outra parte da mensalidade.

Temos uma boa notícia: você pode solicitar a reconsideração da bolsa por até duas vezes.

A análise dura no máximo uma semana.

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.

Destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Caso o candidato precise declarar a ausência de documentos oficiais – como no caso de desemprego, dos que não exercem atividade remunerada ou que não recebem pensão alimentícia, por exemplo – é possível fazer uma declaração autenticada em cartório.

O programa possui muitas vantagens, a começar pela bolsa de estudo que pode variar de 50% a 100%. A desvantagem do ProUni é não oferecer duas opções de cursos. Então, você deve usar a bolsa no curso que tem certeza que deseja. É apenas uma única chance, então, pense bem a respeito.

Assim, aos que para os que ganharem a bolsa integral, as mensalidades saem totalmente de graça. O estudante não precisa desembolsar um centavo sequer. Para quem ganha a bolsa parcial, o ProUni cobre metade do valor das mensalidades. O aluno deve arcar com a outra metade.

Financiamento estudantil
A compra de um carro popular não é motivo para exclusão de estudante do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Alunos que faltarem a mais de 25% das aulas são enquadrados em evasão escolar. Esse também é um critério para a perda do benefício da bolsa do Prouni. Além disso, de acordo com um parecer do MEC, todo aluno que não tiver o mínimo de 75% de presença nas aulas pode ser reprovado por faltas.

Alunos de Enfermagem e Odontologia não podem ser transferidos para Medicina.