Como sobreviver numa tempestade?

Perguntado por: dbarros6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Não deite no chão. Cuidados em casa durante a tempestade: Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Abrigue-se em moradias ou prédios que (preferencialmente) possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis. Estes são os locais mais seguros para se estar durante uma tempestade.

Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada. Isso porque uma tempestade com ventos pode danificar a rede elétrica, sem contar que os raios podem fazer com que uma descarga elétrica maior seja conduzida até as casas. Assim, o celular pode sim queimar.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Andar descalço atrai raios? R: Mito e verdade. Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

Pluviofóbicos ou adultos com fobia de chuva podem se submeter à terapia de exposição que envolve expor-se à chuva leve, a fim de reaprender maneiras de superar a sua resposta de ansiedade. Gradualmente, controlada através de respiração profunda, pode-se vencer a ombrofobia uma vez por todas.

Não deite no chão. Cuidados em casa durante a tempestade: Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

De acordo com orientações da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), sempre que uma tempestade se aproxima, o melhor é evitar sair à rua. Mesmo raios de baixa intensidade podem causar ferimentos ou mortes em caso de incidência direta.

Sobreviventes já descreveram a sensação como sendo parecido com a de mil vespas te picando – de dentro para fora! Outra coisa que pode acontecer nessa fração mínima de tempo é que seus tímpanos estourem e você fique surdo.

João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, foi a cidade com maior incidência de raios em todo o estado em 2022, com 303.751 raios. O levantamento foi feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.

"O uso do telefone celular, do telefone sem fio, não é recomendado em área aberta quando a gente está tendo tempestade elétrica.