Como sinusite vira meningite?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

Sinusite não tratada leva à quadros de meningite, abscesso e morte.

A meningite dura cerca de vinte dias e pode deixar seqüelas. A forma de prevenção da meningite é através da vacina 'anti HIB' e evitar estar com crianças pequenas em lugares que tenham aglomerações de pessoas e ambientes abafados, evitar fazer visitas a hospitais.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

Rinossinusite aguda: duração de até quatro semanas. Rinossinusite subaguda: duração superior a quatro semanas e inferior a 12 semanas. Rinossinusite crônica: duração maior que 12 semanas. Aqui os sintomas são mais intensos que na forma aguda.

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.

A sinusite do tipo viral é mais comum e menos grave. Já a bacteriana tem início semelhante, mas pode se agravar com o tempo. Nesse caso o tratamento necessita de uma combinação de medicamentos.

Quais são as complicações possíveis da sinusite? Uma das complicações da sinusite é a osteomielite frontal, inflamação que pode ter evolução aguda ou crônica. A sinusite também é fonte de infecções orbitárias, que são frequentes em crianças e adultos jovens.

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Sinusite aguda: quando os sintomas duram menos de 4 semanas. – Sinusite subaguda: quando os sintomas duram entre 4 e 12 semanas – Sinusite crônica: quando os sintomas duram mais que 12 semanas. – Sinusite recorrente: quando há 4 ou mais episódios de sinusite durante o ano.

Sintomas: As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite, irritação.

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC. Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos.

O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.

Os principais tipos de sinusite são os de origem infecciosa (viral, bacteriana e fúngica) e alérgica.