Como sinalizar uma citação?

Perguntado por: spacheco4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quando a citação contiver um trecho grifado pelo autor do texto (e não pelo autor da citação), deve-se inserir, como último elemento entre os parênteses com a remissiva, a expressão grifo nosso, sem itálico ou qualquer outro destaque gráfico.

Como fazer uma citação em ABNT

  1. Nome do autor fora de parênteses: Somente a inicial maiúscula + (Ano, página) Ex: Kotler (2019, p. 30) é enfático ao afirmar: “… ...
  2. Nome do autor entre parênteses: (tudo em Maiúscula, Ano, página) Ex: “…dar prioridade aos acionistas é a forma menos útil de servi-los” (KOTLER, 2019, p. 30).

O grifo nosso, quando necessário, deve estar escrito logo ao final da referência, após as informações principais. A ordem é: sobrenome do autor, ano, página e logo depois vem o grifo, sem o ponto final.

As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada. As aspas podem ser duplas ou simples.

Aspas são um sinal de pontuação que tem a aparência de vírgulas suspensas. Assim, para abrir aspas, usamos [ “ ] e, para fechar aspas, utilizamos [ ” ]. Elas podem ser encontradas, principalmente, em textos que apresentam citações, estrangeirismos ou gírias.

Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.

Direta: na citação direta, o trecho deve ser transcrito como consta no material original. Basta colocar o trecho entre aspas e fora dos sinais de pontuação, citar o nome do autor. Como dizia Santo Agostinho, “Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer”.

Em seguida, após a citação recuada, acrescente o ano da publicação e o número da página, separados por uma vírgula, entre parênteses, como você vê no primeiro exemplo citado (destacado em negrito). Não haverá necessidade de repetir o sobrenome do autor entre os parênteses.

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: link.

A forma correta para citar artigo da internet no texto é com o método da norma ABNT chamado: “autor data”. Basta informar entre parenteses o autor e data (ano) da fonte citada. Como, por exemplo: (ABIKO, 2012).

Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.

Porém, segundo a norma da ABNT NBR 10520, “Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada”. Ou seja, não há variações dessa expressão!

Quando se quer dar ênfase a uma parte da citação, devemos grifar, dar negrito ou itálico a essa parte. Aqui, devemos indicar se o destaque é feito por nós (grifo nosso) ou se já faz parte da obra (grifo do autor). Além da citação, a referência bibliográfica é muito importante para os trabalhos acadêmicos.

Formatação da citação direta longa na ABNT

  1. Recuo de 4 cm.
  2. Tamanho da fonte 10.
  3. Não utilizar aspas.
  4. O espaçamento dentre as linhas deve ser simples.
  5. Deve-se deixar um espaço de 1,5 entre o restante do texto e a citação.
  6. O alinhamento deve ser justificado.

As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).

As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação; interrupção de uma frase incompleta; ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia; e para indicar supressão. A pontuação é um recurso utilizado para marcar na escrita as pausas, entonações e os gestos que teríamos na situação de fala.