Como Simony descobriu câncer?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 9 votos

O teste, segundo os médicos, deve ser feito a partir dos 45 anos; tumor no intestino é um dos mais comuns no Brasil. Nesta semana, a cantora Simony contou que está com câncer de intestino. Ela descobriu a doença ao fazer a colonoscopia, um exame que rastreia o sistema intestinal.

Preta Gil descobriu o câncer de intestino durante um exame de colonoscopia, e oproctologista ouvido pelo Correio destaca a importância de fazer o procedimento, que pode detectar o câncer em estado menos avançado. "O câncer de intestino pode ser prevenido por meio de várias medidas.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

O paciente com câncer de estômago pode apresentar perda do apetite, sensação de empachamento, náuseas, vômitos (com ou sem sangue),perda de peso, entre muitos outros desconfortos. Pode-se perceber que não são sintomas específicos, mas bastante comuns.

Levar uma vida saudável, manter uma dieta rica em alimentos naturais com fibras, praticar atividade física regular e restringir carne vermelha, embutidos e álcool na dieta para ajudar a reduzir a formação de pólipos adenomatosos e, por consequência, esse tipo de câncer, são os principais fatores de prevenção da doença.

Simony vai iniciar uma nova fase no tratamento contra um câncer no intestino. A cantora foi diagnosticada com a doença em agosto de 2022, passando por sessões de quimioterapia e quimioradioterapia. Em dezembro do mesmo ano, ela celebrou a última sessão de radioterapia do tratamento.

Atualização do estado de saúde
Na última terça-feira, 3, a cantora atualizou seu estado de saúde e afirmou que está bem confiante no resultado do novo tratamento, com sessões de quimioterapia e, agora, com protocolo de imunoterapia. “Em busca de cura”, disse Simony ao mostrar o cateter por onde recebe os medicamentos.

Oncologista explica características do tumor de intestino anunciado por Simony.

Na verdade, quando existe um tumor, as fezes tendem a ser escurecidas (pretas). Em algumas situações, o sangramento não é visível.

MARÇO AZUL-MARINHO – CÂNCER COLORRETAL
A escolha do mês foi devido ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, em 27 de março.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.