Como Simone descobriu o câncer no intestino?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

O teste, segundo os médicos, deve ser feito a partir dos 45 anos; tumor no intestino é um dos mais comuns no Brasil. Nesta semana, a cantora Simony contou que está com câncer de intestino. Ela descobriu a doença ao fazer a colonoscopia, um exame que rastreia o sistema intestinal.

Também pode haver alteração no formato. Fezes finas e longas podem ser sinais da doença.

Conheça os principais sintomas de câncer de Intestino

  • Sangramento nas fezes. Evacuar e perceber sangue nas fezes não é normal. ...
  • Diarreia ou constipação. ...
  • Alterações significativas no formato das fezes. ...
  • Dor abdominal ou inchaço. ...
  • Perda de peso sem motivo aparente.

No Instagram, médico de cantora, de 46 anos, explicou, nesta quarta-feira (26), nova fase de ação contra a doença. A cantora Simony, de 46 anos, usou suas redes sociais para comunicar que voltará a fazer tratamento contra câncer - ela foi diagnosticada com câncer de intestino grosso, descoberto em agosto do ano passado ...

Hábitos saudáveis – Além de exames preventivos, hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e alimentação equilibrada, compõem a lista de atitudes para prevenir o câncer. Evitar o fumo e o consumo excessivo de bebida alcoólica também é essencial.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Como posso detectar o câncer de cólon? Há três coisas principais a serem verificadas: Sangue nas fezes sem nenhum motivo aparente — pode ser um vermelho claro ou escuro. Mudanças na hora de defecar — como ir ao banheiro com mais frequência ou mudanças nas fezes em si (mais moles ou mais duras)

O câncer de intestino é uma doença grave, com alta taxa de mortalidade e que abrange os tumores que se iniciam no cólon, no reto e no ânus. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois pode causar sintomas semelhantes aos de outras condições, como a síndrome do intestino irritável.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Câncer de intestino tem taxa de cura acima de 90% quando diagnosticado na fase inicial.

Há duas maneiras do câncer colorretal se desenvolver. A primeira é quando surgem pólipos, crescimento anormal de células nas mucosas do intestino, mas que ainda não são consideradas câncer. O período de transformação dos pólipos em um tumor maligno demora, em média, 10 anos.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

É um câncer que pode atingir a todos, sendo que há uma elevação progressiva do risco com aumento da idade. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, em 2019, 20.578 pessoas faleceram em decorrência do câncer no intestino no Brasil .

Simony recebeu o apoio de vários seguidores e amigos famosos. Entre eles, a cantora Preta Gil, que também passa por um tratamento contra o câncer no intestino, descoberto em janeiro deste ano. “Te amo”, declarou a filha de Gilberto Gil.

A Simony teve uma grande resposta no tratamento com quimio e radioterapia em uma lesão intestinal e essa resposta foi muito importante”. “Mas ainda tem pontos de atividades da doença e que vai requerer que a gente retorne o tratamento com quimio mais imunoterapia.

Também chamado de câncer colorretal, do cólon ou do reto, o câncer de intestino também é um dos cânceres mais letais do mundo. Ele pode, ainda, se espalhar para outras partes do corpo, especialmente o fígado e, às vezes, para os pulmões, ossos e outros órgãos.