Como silenciar o nosso ego?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Você deve iniciar a meditação de como silenciar o ego de forma paciente. Olhe para os seus pensamentos sem classificá-los como positivos ou negativos. Ao fazer isso, você atribui força a eles, tornando-os maiores e dificultando que você desapegue. O seu foco principal deve ser no presente.

Esperar grandes coisas de si próprio ou dos outros pode contribuir para o seu problema com o ego.
...
Modifique a maneira com que encara fracassos.

  1. Preste atenção à maneira com que reage a contratempos. ...
  2. Decida como gostaria de reagir e ponha isso em prática. ...
  3. Incentive a si mesmo.

Os homens têm o ego mais frágil do que parece
Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade. Esse é o tabu do universo masculino!

Quando deixamos o ego falar mais alto podemos ter muitos problemas, pois quando o ego está inflado a pessoa pode se sentir superior diante de tudo e de todos. Mesmo que não esteja tão bem, mas sempre tem a vontade de mostrar que está.

Ego normalmente é definido como uma valorização excessiva sobre si mesma/o. Ou seja, a opinião que a pessoa tem de si está distorcida e tende a ser uma imagem de grandeza, pouco objetiva ou fiel à realidade.

A chamada morte do ego, ou perda do ego, é um fenômeno que muitos psiconautas estão procurando e ao mesmo tempo que temem. O que isso significa? A morte do ego significaria que o sentimento que você tem sobre si mesmo, a ideia de ser um 'indivíduo', desaparece completamente.

Um ego frágil demais torna a pessoa submissa, suscetível a bullying e exploração. É um comportamento de alguém que se anula por falta de autoestima, como medo de não ser mais aceita por uma pessoa ou por um grupo.

Para moldar um Ego forte, Sigmund Freud evocou a necessidade de harmonizar o Id com o Superego, isto é, nossos desejos e obrigações sociais. Ele também falou em superar a constante necessidade de ser amado. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Quando passamos pelo término de um relacionamento, é natural que nos sintamos machucados e feridos (principalmente quando não se era esperado). Todavia, há muitos casos nos quais existe muito mais um ego ferido do que um coração partido! Não estamos acostumados com os “nãos”. O não revolta-nos.

O ego alimentar inclui excesso de consumo e o consumo de alimentos de fontes, que de alguma forma, desrespeitam os ciclos naturais e bonitos da vida. O eco alimentar vem nos trazer um outro lado! Eco tem relação com alimentar e o significado de alimentar envolve cooperação, colaboração, sustentar, criar, cuidar.

Não exagerar e nem se deixar levar pela facilidade da manipulação. Use isso a seu favor, não gaste energia com brigas ou conflitos, faça o que é necessário. O homem é fácil de ser manipulado, basta entender o quão simples nós somos, portanto, fazer com que façamos o que vocês querem é simples.

Além de elogiar as características físicas, destaque outras qualidades que acha atraente nele. Deixe claro quando ele estiver fazendo algo que você acha excitante. Diga que ele está bonito demais para resistir. Não fique com medo de demonstrar que o deseja.

Não vou perder meu tempo discutindo com quem não sabe nada, mas acredita piamente que sabe mais do que eu. Você pode ser a última bolacha do pacote, mas aquela que vem cheia de defeito e faltando uns pedaços. Meu querido, pra achar outros melhores que você, eu nem preciso de muito.

As armadilhas do ego não são esboçadas unicamente através do abuso, da egolatria de quem deseja mais, de quem se acha melhor do que ninguém, ou precisa mais de algo do que qualquer outra pessoa. Estes problemas do nosso desenvolvimento pessoal também são materializados pelos sentimentos de carência.

Quem tem o ego alto (ou inflado, como se costuma dizer também), portanto, é aquele que confia demais em si mesmo, gosta demais de si e sempre se julga capaz de fazer qualquer coisa. Esse tipo de comportamento pode ser preocupante, porque nem sempre corresponde à realidade.

Um ego forte, na concepção freudiana, é aquele que se constrói na busca pelo equilíbrio do id e superego. Não ignora ou empodera, em demasia, nenhum dos impulsos. A tarefa não é fácil e, sem dúvida, representa um propósito a ser desenvolvido pela vida toda.

O Ego surge a partir da interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o Id) com o ambiente em que vive. É também chamado de "princípio da realidade". É o mecanismo responsável pelo equilíbrio da psique.

Uma pessoa com problema de “ego” costuma ser desagradável, egoísta, maliciosa, destrutiva e tende a julgar de maneira negativa os demais. O ego precisa mostrar continuamente uma boa imagem para a sociedade, afinal, ele não é nada humilde. É como uma ilusão, uma fantasia que coloca a pessoa acima dos demais.

Como podemos perceber, uma clara diferença entre a autoestima e ego é que a pessoa egocêntrica não consegue ter empatia ou colocar-se na pele dos outros. Para isso, é necessário ter uma autoestima forte e saudável. De fato, alguém com um ego forte realmente não ama nem respeita a si mesmo.

O Ego e a Sombra devem trabalhar em perfeita harmonia. Quando o Ego e a Sombra se harmonizam, a pessoa começa a se sentir cheia de vida e energia para prosseguir em sua caminhada. Assim, o Ego deixa de obstruir a Sombra e passa a canalizá-la. A Consciência se expande trazendo vitalidade à atividade mental.

Uma das características do uso da droga é a “perda de ritmo” dos neurônios. Grupos que funcionavam juntos deixam de fazê-lo com a droga. Isso está ligado a uma perda da noção de si, conhecida como “dissolução do ego”.