Como seus efeitos podem ser minimizados terremoto?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Não se aproximar de casas semi-destruídas. Chamar os vizinhos e dependendo das condições, abrigar-se a pé. Colaborar com as atividades de extinção de incêndio, regaste e salvamento de pessoas machucadas. Usar a água e comida estocada para emergência.

Preocupe-se com a ocorrência de maremoto. Quando os tremores cessarem, dirija-se rapidamente a algum prédio mais próximo e suba no andar mais alto para se refugiar. Não vá de carro para o local de refúgio. Se não houver algum prédio por perto, dirija-se para um local mais longe possível do mar.

"Abaixar, cobrir e segurar" é o lema para se manter seguro, dizem os especialistas. Abaixar com mãos e joelhos no chão pode te proteger de objetos que venham a cair e ainda permite que você se mova, se necessário.

"Abaixar, cobrir e segurar" é o lema para se manter seguro, dizem os especialistas. Abaixar com mãos e joelhos no chão pode te proteger de objetos que venham a cair e ainda permite que você se mova, se necessário.

Treinamentos de como agir durante os terremotos são realizados gratuitamente pelo corpo de bombeiros em todo o país. Esses treinamentos contribuem muito para a proteção dos japoneses, mas o diferencial está na engenharia. Os edifícios apresentam em suas fundações um sistema de molas para absorver os tremores.

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

"Essa prevenção não existe", diz o professor do Departamento de Geologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ticiano José Saraiva dos Santos. "O problema é a escala de tempo e o tamanho das áreas, que são gigantescas.

Afaste-se das praias e das margens dos rios. Nunca vá para uma praia observar um tsunami aproximar-se. Se conseguir ver a onda significa que está demasiado perto para poder escapar. Se estiver numa embarcação dirija-se para alto mar.

Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5
O pior terremoto da história matou 1.655 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos. As estimativas apontam que os danos tiveram um custo de US$ 550 milhões, com quase 2 milhões de pessoas desabrigadas.

Terremoto de magnitude 6,5 atinge o Equador - 18/03/2023 - UOL Notícias.

O que pode ser feito para prevenir
Entre as medidas que o poder público pode adotar, está a criação de sistemas de alertas de eventos climáticos extremos, para evacuar pessoas das áreas atingidas e evitar perdas humanas.

Apesar das individualidade de cada empresa, o monitoramento, a prevenção, a manutenção de um levantamento de riscos, o respeito à legislação vigente, o cumprimento de condicionantes ambientais são os melhores meios para evitar desastres ambientais.

Abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama. Mantenha-se afastado de janelas e espelhos. Tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objetos. Se está num local com grande concentração de pessoas fique dentro do edifício, até o sismo cessar.

No Brasil, também são registrados terremotos, porém de pequena intensidade. Em agosto de 2022, por exemplo, 8 tremores de terra foram registrados na costa do estado do Rio Grande do Norte. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3.7 e chegou a ser sentido pela população.

Chile, 1960
Em 22 de maio de 1960, o Chile registrou um terremoto de magnitude 9,5, o maior da história. O desastre também é conhecido como Terremoto de Valdivia, em referência à cidade mais afetada. Aproximadamente 1.665 pessoas morreram, 3 mil ficaram feridas e 2 milhões desabrigadas no sul do país.

O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.

Grafia usada em todos os países falantes de língua portuguesa exceto no Brasil, onde se escreve terremoto.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que cerca de 20.000 terremotos acontecem por ano — o equivalente a 55 abalos sísmicos por dia —, sendo que, historicamente, cerca de 15 destes milhares passam da magnitude 7 em uma escala de 0 a 10.

"Em termos físicos, é completamente imprevisível", acrescenta. Saber se uma placa tectônica onde um país onde está situado acumula pressão "não ajuda a prever terremotos, pois não sabemos quando essa energia será liberada", diz.

Apesar das inúmeras pesquisas realizadas na busca de prever terremotos, cientificamente ainda não foi possível desenvolver um método seguro para fazer previsão dos abalos sísmicos, mesmo que alguns pesquisadores tenham anunciado possíveis formas, nenhuma se confirmou na prática.

Caso você esteja no seu carro no meio de uma enchente, reduza a velocidade imediatamente e evite passar perto de rios e córregos. A CET recomenda não dirigir por locais alagados onde não se tem boa visão da rua. Se for preciso atravessar um trecho alagado, mantenha o carro acelerado e não troque de marcha.