Como Seth morreu?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Ademais, existem versões que narram a morte de Seth por meio de uma vingança exercida pelo filho de Ísis e Osíris, representado pelo deus Hórus. Entretanto, outros mitos relatam que o conflito foi secular, com perdas dos dois lados.

Seth queria assumir o trono no lugar de Osíris e por isso o matou. Osíris por sua vez renasceu, se tornando o rei do submundo e responsável por pesar o coração de cada pessoa que falecia, para ver seus pecados.

Foi o assassino do próprio irmão, Osíris. Set era uma divindade egípcia que representava o caos, a desordem e o deserto. Set era uma divindade egípcia considerada o deus das tempestades, do caos e da guerra, sendo relacionado com o deserto, a desordem e a violência.

De acordo com o Livro dos Jubileus, também apócrifo, Sete casou-se com sua irmã mais jovem Azura e teve vários filhos, entre os quais Enos e a filha Hôh.

Néftis tornou-se a esposa de Set e é melhor conhecida pela parte que jogou no mito de Osíris, onde, disfarçado de ísis, seduziu Osíris.

Poderes e habilidades
Seth pode controlar o clima; geralmente o utiliza para criar secas ou tempestades. Seth pode comandar os animais. Seth tem força sobrehumana quase que no limite do Panteão Faraônico. Ele também possui garras afiadíssimas, com as quais rasgou o ventre de sua mãe para facilitar o próprio parto.

Em um último combate, Hórus encontrou Seth no meio de seu exército e o atacou. Seth tentou fugir do local e Hórus não o deixou escapar, travando assim outro duelo em que, dessa vez, Seth arrancou um olho de Hórus. A batalha não teve um vencedor e poderia durar por milhares de anos.

Deus Sol

Conhecido como Deus Sol, era um dos deuses mais importantes do panteão egípcio, e, em determinado momento da história do Egito, foi considerado de fato o mais importante deles. Nesse período, foi visto como o deus mais poderoso, criador do Universo e aquele que governava os vivos e os mortos.

História de Anúbis: por que ele é o deus da morte
Osíris foi traído e morto por seu irmão Seth, que ambicionava tomar o trono de Osíris. O corpo, colocado dentro de um caixão, foi jogado no rio. A rainha Ísis, esposa de Osíris, encontrou o corpo de seu marido e o enterrou para escondê-lo de Seth.

Quando Seth ficou ciente do aparecimento do corpo, decidiu garantir a morte do irmão, e optou por esquartejar o corpo em 14 pedaços e escondê-los em diversas regiões do Egito.

Este costume está atestado desde a Pré-História do Egito até à época ptolemaica. A pele do deus poderia ser verde ou negra, cores que os Egípcios associavam à fertilidade e ao renascimento. A representação de Osíris como um animal era rara.

6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. 8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.

Seth é frequentemente representado como um porco ou como um hipopótamo, surgindo em outras ocasiões sob a forma de um animal de interpretação incerta. Do mesmo modo, aparece por vezes na forma antropomórfica com a cabeça de um animal mítico. O culto de Seth teve origem na 5.

  • Enos
  • Noam