Como servir uma tábua de frios?

Perguntado por: evieira8 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Não há problema em fazer a tábua só com os frios e os demais itens serem servidos ao lado, afinal essa proposta até preenche mais a mesa. Uma boa dica é servir torradas e pães em cestinhas forradas com papel manteiga. Fica um charme!

Queijos, frutas, conservas, patês, pães, torradinhas, frios e molhos (que podem ser desde o adocicado até o picante); a tábua tradicional é a mais democrática e você pode incluir aqui e ali um pouco de tudo que você ou seus convidados gostariam de saborear.

O que colocar em uma tábua de frios simples?

  1. Embutidos: presunto, peito de peru, lombo, mortadela, salame, salsicha e linguiça;
  2. Acompanhamentos: pães, torradas, bolachas, palmito, patês e azeitonas;
  3. Queijos: muçarela, provolone, parmesão e cheddar.

Existem alguns aperitivos que já são populares, como os amendoins, as castanhas e as azeitonas. É comum também usar patês, para servir com torradas, além também de pasta de queijos, ervas, atum e frango. As tradicionais bruchettas também são uma deliciosa opção para estar na petisqueira.

R$ 210,00.

Com uma fatia de presunto em mãos, faça o movimento de uma sanfona, colocando-a de um lado para o outro repetidas vezes. Você perceberá que ela começará a enrugar e, então, estará pronto! Então, basta colocar a sanfoninha de parma em sua tábua.

Na ponta da mesa, onde começa a fila para servir, coloque todos os utensílios, como pequenos recipientes, guardanapos, palitos, pegadores, copos, taças, etc. Coloque os pães, torradas, molhos, geleias, patês e biscoitos juntos. Os frios, como queijos, salames, presuntos e outros, devem estar pertos um dos outros.

Para montar uma tábua de frios mais simples, queijos como o Coalho, Provolone e Parmesão são fáceis de encontrar e, por isso, é possível adquiri-los em diversas faixas de preço. No caso das carnes, salame e presunto também são ótimas opções de bom custo-benefício.

De uma maneira geral, deve-se calcular uma média entre 150 e 200 gramas de frios por convidado. Caso decida servir pães e torradas como acompanhamento, considere 100 gramas desses alimentos por pessoa.

Tábua de frios: 6 dicas para a montagem perfeita

  1. Escolha os queijos que vão ser utilizados. ...
  2. Selecione as carnes que deseja incluir. ...
  3. Escolha frutas para adicionar cor. ...
  4. Adicione pães para acompanhar. ...
  5. Separe castanhas para servir. ...
  6. Inclua patês para trazer ainda mais sabor.

Para acompanhar esse embutido de sabor tão marcante, o mais recomendado são os vinhos tintos, leves, com taninos mais macios, frutados e bastante ácidos. Dolcetto, Beaujolais e Valpolicella costumam cair como uma luva.

Modo de preparo

  1. Corte os queijos em cubos pequenos.
  2. Em uma tábua, faça a disposição das fatias de salame em círculo, nas bordas da tábua. Alterne com o presunto. Pegue porções de diferentes tipos de queijos e azeitonas e disponha-os de forma que a tábua fique dividida em fatias.

A dica é calcular, em média, 150 gramas de frios para cada pessoa da sua lista. Se você deseja servir muitos itens, como vários tipos de queijos e acompanhamentos como frutas secas, geleias, biscoitos e pães, vale calcular 100 gramas de petiscos frios para cada convidado.

Você pode calcular, por exemplo, 100g de queijo, 100g de embutidos e 200g de acompanhamentos por pessoa. Vale lembrar que esses valores são apenas uma referência para você criar a sua tábua de frios personalizada.

Considerando 50 convidados, é preciso calcular 50 pesssoas x 200 g de frios; sendo assim é preciso 10 kg de frios variados. Já para os pães a conta é 50 pessoas x 100 g de pães e torradas, e a necessidade é de 5 kg de pães para atender a todos os convidados.

Enrole as fatias de forma diagonal, deixando-as finas e longas. Em uma bandeja coloque-as lado a lado alternando os frios até que se feche o círculo. No centro da bandeja coloque folhas de alface para dar um colorido ao prato. Corte a mortadela ao meio e comece a moldar uma rosa, faça um miolo fino com a mortadela.

Em vez de óleo de cozinha ou óleo mineral, uma alternativa é usar cera de abelha ou óleo tungue, encontrados em lojas especializadas. Esses produtos ajudam a manter a tábua impermeável e diminuem a passagem de sabor e de aroma da madeira para o nosso alimento.

Em média, calcule 150 gramas de frios para cada pessoa e 100 gramas se a tábua tiver muitos componentes. O mesmo vale para os queijos. Já os outros ingredientes podem ser comprados em uma quantidade maior para que você possa guardar e repor à medida em que as pessoas forem comendo.

Por exemplo, além de frios, queijos e pães, pode-se adicionar à mesa, variedades de legumes, caldos, cogumelos, molhos, saladas e outros tira-gostos. Tudo precisa conversar com o que vai ser oferecido como prato principal e com o gosto particular do casal.