Como seria um viking de verdade?

Perguntado por: oneves7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Naturalmente, eles já tinham a aparência semelhante a dos atuais noruegueses e dinamarqueses, mas eram mais baixos e possuíam cabelo escuros, em sua maioria. De acordo com a análise dos restos mortais, um nórdico atual tem uma média de 1,82 m de altura para homens e 1,68 m para mulheres.

Um teste de DNA da iGENEA lhe oferece uma ideia, se o(a) senhor(a) possui raízes Vikings. Com base em suas características genéticas específicas, podemos determinar a sua ancestralidade e dizer de qual linha provém a descendência Viking (paterna, materna ou ambas as linhas).

Os vikings eram conhecidos por sua excelente higiene
Assim, os vikings também tomavam banho pelo menos uma vez por semana – com muito mais frequência do que outros europeus de sua época – e desfrutavam de banhos termais naturais.

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que nos dias atuais compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.

A língua que os Vikings falavam era chamada de oldnordisk (nórdico antigo) ou traduzida diretamente para o inglês Old Nordic, ou como é mais conhecida, Old Norse.

Muitas vezes conhecidos por serem altos e loiros, o verdadeiro visual dos vikings era um pouco diferente. De acordo com o estudo, eles tinham a aparência semelhante aos atuais noruegueses e dinamarqueses, sendo que eram mais baixos e possuíam em sua maioria cabelos escuros.

Os vikings fazem caminho pelo Brasil
Eles chegaram a baía de Santos, encontraram o caminho que havia sido preparado há muito tempo, e seguiram a pé para as terras altas localizadas em Amambay, 25 quilômetros a sudeste da moderna cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Ivar, o Desossado, em realidade de chamava Ivor. Ele foi um dos maiores líderes Vikings de todos os tempos, comandando o temido “Grande Exército Pagão”. Assim como sua contraparte na série, ele era um guerreiro violento e impiedoso, com uma desordem óssea conhecida como “Ossos de Vidro”.

Um herói lendário (ou vários)
Sua vida e feitos são contados em vários poemas e lendas nórdicos. Contudo, de acordo com diversos historiadores, não existem muitas evidências históricas concretas de que Ragnar tenha realmente existido.

Apesar de a causa do desconforto do rei não ser revelada em cena, especialistas apontam para um quadro clínico de doença de Crohn.

Os viquingues foram derrotados pelo rei anglo-saxão Etelvulfo em 851, então ao invés de Wessex eles decidiram ir para o norte em direção á Ânglia Oriental. A lenda conta que o exército foi liderado pelos três filhos de Ragnar Lodbrok: Ivar, o Desossado, Haldano e Uba.

Fim da Era Viquingue. A Era Viquingue acabou quando o cristianismo e a civilização europeia chegaram à Escandinávia. Com o aparecimento e consolidação dos reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia, as expedições militares reais substituíram as expedições de pirataria dos grandes senhores locais.

Sua história real é diferente e mostra que Hrafna-Flóki Vilgerðarson (Floki) foi o primeiro explorador a navegar deliberadamente para a Islândia. Ele era filho de Vilgerd Karadatter, herdeira de Horda-Kåre, do reino de Hordaland.

Athelstan era muito valioso para seu povo, mas Ragnar o via por quem ele realmente era e não pelo que ele poderia fazer por eles, e ele se importava profundamente com ele. Tanto Ragnar quanto Athelstan estavam abertos a aprender mais sobre a cultura um do outro.

Kattegat realmente existe, mas de um modo diferente de como foi apresentada na série. Na produção do History Channel, o local está próximo da Noruega e consiste em uma cidade na qual diversos povos habitam. No entanto, Kattegat é, na verdade, uma área marítima localizada entre a Dinamarca, a Noruega e a Suécia.

Há indícios de que, por trás desse comportamento, estava o consumo de uma poderosa planta alucinógena chamada Hyoscyamus niger — conhecida como meimendro em português.

Como os Vikings acreditavam que seu destino já estava decidido pelos deuses, o Vidente era uma figura importante para eles, pois era seu elo com os deuses. Com isso, para demonstrar respeito, aqueles que o visitavam lambiam sua mão, foi quando o Vidente finalmente conheceu Floki na 4ª temporada.

Isso se tornou um ponto de virada na vida de Floki. Portanto, ficou claro que o personagem sofria realmente de esquizofrenia por causa das suas alucinações religiosas e modos erráticas.

Ragnar Lodbrok

O viking mais famoso de todos os tempos é provavelmente Ragnar Lodbrok, uma figura semi-lendária que viveu no século IX. Ragnar foi dito ser um descendente do deus Odin, e era famoso por sua coragem, astúcia e ferocidade na batalha.

O que motivou os ataques vikings
Já dissemos que os vikings, dentro de seus territórios, dedicavam-se sobretudo à agricultura e à pecuária. Mas também já dissemos que, num dado momento, eles resolveram pôr os seus navios (os dracares) na água para atacar outros povos e ocupar novos territórios.