Como seria o mundo se não existisse a atmosfera?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Sem a atmosfera não existiria a vida como a conhecemos hoje. É da atmosfera que grande parte dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração e as plantas retiram o gás carbônico para a fotossíntese.

A atmosfera de Mercúrio é quase inexistente. Fatores como a gravidade baixa e a temperatura elevada levaram ao seu desaparecimento.

A atmosfera protege o planeta absorvendo a radiação ultravioleta através da camada de ozônio, queimando meteoros por atrito e temperatura impedindo que cheguem até a superfície e regulando a quantidade de calor pelo efeito estufa.

A importância do ar para os seres humanos
É através do oxigênio que o cérebro controla e distribui, adequadamente, a energia necessária para realização de suas atividades e coordenação dos processos de funcionamento da anatomia humana.

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

A energia do Sol é responsável por manter o planeta aquecido, pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos (aquecimento do ar) e pelo ciclo da água. Sem a energia do Sol, viveríamos sem luz e as estações do ano não existiriam. Nosso planeta seria muito frio e atmosfera seria mais densa.

Ao remover a heliosheath durante um segundo, toda essa radiação entraria em nosso sistema solar. Mesmo à velocidade da luz, ela não chegaria longe: afinal, a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar até nós, e os limites da nossa heliosfera parecem estar a uma distância cerca de 84 vezes maior.

A pressão exercida pelo Sol sobre si mesmo é tão grande que os átomos de hidrogênio – que perderam seus elétrons – não têm escolha a não ser se unir ou fundir, formando assim o Hélio. O hélio se afasta do núcleo e se junta aos elétrons livres que os átomos de hidrogênio perderam.

Identificado como TOI 700 e, ele está em uma "zona habitável", isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.

1.2 A ATMOSFERA
A atmosfera protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.

Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico (CO2) e álcool (C2H5OH), ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores.

A composição do ar (ou seja, a atmosfera terrestre) trata-se da disposição dos diferentes gases que permanecem flutuando ao redor da terra em razão da força da gravidade. Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%.

Trata-se, portanto, de uma substância vital para a manutenção da vida na terra, ao lado da água e do solo. Além disso, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva e a dispersão de sementes as quais favorecem a produção agrícola.

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.

Eles podem citar a existência de água, temperaturas amenas, presença de atmosfera, campo magnético, entre muitas possibilidades.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.