Como será que os primeiros seres humanos se locomoviam?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A locomoção desses indivíduos era bípede, isto é, o homem utiliza dois de seus membros para que pudessem migrar de uma região para a outra. Foi somente após o período neolítico que os homens passaram a abandonar o estilo de vida nômade e pertencer aos locais, uma vez que a agricultura passou a ser praticada.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Os primeiros seres humanos a apresentar traços semelhantes aos nossos – pernas mais longas que o tronco, face achatada e crânio maior e mais arredondado – habitavam uma pequena área do noroeste da África, formando grupos que não deveriam somar mais do que algumas dezenas ou centenas de indivíduos.

Durante milhares e milhares de anos, os grupos humanos se deslocavam constantemente em busca da caça, pesca, frutos e vegetais, produtos necessários para a sua sobrevivência.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

A teoria do estreito de Bering
Antes dos estudos de Guidon, a teoria mais aceita sobre a chegada do homem no continente americano era a do Estreito de Bering. Ela diz que o homo sapiens chegou à América vindo da Ásia atravessando da Sibéria para o Alasca, há cerca de 11 a 15 mil anos.

Os primeiros habitantes do Brasil
Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.

A hipótese tradicional, e a mais aceita, propõe que o ser humano chegou ao continente americano atravessando uma ponte de gelo ou terras emersas na região do Estreito de Bering, passando da Sibéria para o Alasca.

Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.

Acredita-se que os primeiros Homo sapiens surgiram na África Oriental, por volta de 300 mil anos atrás. Depois eles iniciaram um processo migratório e se espalharam pelo leste do Mediterrâneo (100 mil e 60 mil anos atrás) e chegaram na China (80 mil anos atrás).

Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.

homo habilis

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

No futuro: mais altos e com menos força
Se olharmos para os hominídeos, as espécie humana deve crescer nos próximos 10 mil anos. "Os primeiros hominídeos como Australopithecus afarensis e Homo habilis eram pequenos, com 1,20 m a 1,50 m de altura.

Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

Os primeiros seres humanos eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção para o momento. A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.

Para sobreviver, dependiam exclusivamente do que a natureza lhes oferecia, coletando os vegetables que cresciam nos campos e caçando animais selvagens. Quando os alimentos disponíveis acabavam, tinham de mudar-se para outros locais, de forma a garantir a sua sobrevivência.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Os fósseis dos nossos ancestrais dão algumas pistas de quando começamos a conversar. "O discurso, de certa forma, é uma respiração elaborada", diz Foley. "Estamos respirando, com enorme controle, para produzir os sons." Para conseguir fazer isso, precisamos ter controle muscular preciso sobre nosso corpo.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses eles já habitavam as nossas terras. Hoje é dia de homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade da cultura indígena e pelo respeito a ela. A presença indígena no Brasil ocorre atualmente em 26 estados e no Distrito Federal.