Como será outono 2023?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

Entre maio e junho haverá uma forte frente fria, que chegará pelo Centro-Oeste e parte do Sudeste, pois além de forte será continental, além de outra mais forte frente fria em meados de junho também, segundo alguns modelos meteorológicos.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

O tempo será firme e seco, com dias prolongados de sol, em especial da segunda quinzena de abril em diante. Em maio e junho os volumes de chuva ficam ligeiramente acima da média no centro-sul do Mato Grosso, devido à chegada de frentes frias.

A previsão é que entre maio e junho um forte fria, chegue ao Centro-Oeste e parte do Sudeste, pois além de forte será continental, além de outras frentes frias em meados de junho também, segundo alguns modelos meteorológicos.

21/12/2023 às 18h48

O verão, que começou em 21/12/2023 às 18h48 e termina hoje 20/03/2023 às 18h25, seguiu com temperaturas ligeiramente abaixo do esperado.

Meteorologia prevê que "primeiro frio" de 2023 está para chegar no estado de SP. 12/04/2023 às 09:43.

desfavorecendo a formação de nuvens de chuva por aqui em. junho julho e agosto agora. no centro-sul o trimestre deve começar com chuvas Acima da Média no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e. lá para Agosto a gente deve ter chuvas levemente Acima da média em todo centro-oeste Sudeste e sul do Brasil.

As previsões de diversos centros internacionais indicam que a neutralidade climática vai predominar durante o outono de 2023 e início do inverno. As projeções mais estendidas indicam um aumento da probabilidade para a instalações de um El Niño no segundo semestre de 2023.

Nessa estação, os ventos também aumentam e ficam mais fortes gradativamente. Como o outono antecede o inverno, é comum também haver quedas de temperaturas constantes. Se há queda nas temperaturas, também há a diminuição da umidade do ar. Geadas e neve podem ser também comuns nessa estação do ano.

A tendência é que a chuva seja acima da média, neste outono de 2023, em boa parte do Nordeste do país, com acumulados que ficarão mais acima da média entre o nordeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco (sudeste), Rio Grande do Norte e Maranhão (norte).

Alguns exemplos de roupas de outono são: tricôs, corta-ventos, sobretudos, jaquetas, malhas e cardigãs. Elas são ótimas opções para compor diferentes combinações e trazer um toque extra de charme ao look. Além dessas peças, os sapatos merecem atenção. Entre eles, o destaque fica para as botas e os tradicionais tênis.

Para um look de outono, boas opções são blusas de manga longa de fio mais fino ou de ponto mais aberto, que podem ser combinadas com calça também de tricot. Os suéters básicos também são excelentes escolhas, pois vão bem com tudo!

Verão

Verão: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices pluviométricos. Nessa estação do ano, os dias costumam ser mais longos do que as noites.

A média de temperatura no outono é 19,0°C. O outono com maior temperatura média ocorreu em 1980: 20,5 °C. O outono com menor temperatura média ocorreu em 1968 com 17,1°C.

20 de março de 2023

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. O verão é normalmente a estação mais úmida e quente na Região Sudeste.

Na parte sul do Nordeste, que compreende o oeste e centro-sul do Estado da Bahia, o extremo sul do Maranhão e o sul do Piauí, climatologicamente o principal período chuvoso é de outubro a março. No leste da Região Nordeste (Zona da Mata e Agreste) o período chuvoso vai de abril a agosto.

Gráfico das temperaturas e chuvas durante o verão 2022/2023 em São Paulo - Mirante de Santana (até 20/03/2023). Confira alguns dos destaques do verão de 2023 na capital paulista: Total de chuva: 908,2 mm. Maior chuva em 24h: 65,0 mm em 21 de fevereiro de 2023.