Como será o outono de 2023?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Outono 2023 será de normalidade, com retorno das precipitações regulares ao RS

  • Chuva. Abril: Chuva próxima da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores ao normal nos setores Norte e Noroeste. ...
  • Temperatura Máxima. Abril: Valores abaixo da normalidade em todo Estado. ...
  • Temperatura Mínima.

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, dando início a estação de transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizem.

O outono de uma forma geral terá chuva dentro da média sobre boa parte do Sudeste (como nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, São Carlos, e nas capitais: São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), ficando um pouco acima da média apenas no noroeste e oeste do estado de São Paulo, como sobre as regiões de ...

A umidade aumenta sobre a Região Sul ao longo de abril, mas o regime de chuvas segue irregular no tempo e no espaço na maioria das áreas. Em geral, os volumes de chuva tendem a ficar próximos da média histórica, na maioria das áreas da Região.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

Dezembro e janeiro terminaram com temperatura acima da média e fevereiro segue no mesmo caminho, o que fará que com todos os meses do verão climático de 2022/2023 sejam de marcas acima da climatologia normal.

Nessa estação, os ventos também aumentam e ficam mais fortes gradativamente. Como o outono antecede o inverno, é comum também haver quedas de temperaturas constantes. Se há queda nas temperaturas, também há a diminuição da umidade do ar. Geadas e neve podem ser também comuns nessa estação do ano.

No Hemisfério Sul, o outono começa no dia 20 (ou 21) de março e se encerra no dia 20 (ou 21) de junho. Já no Hemisfério Norte, o outono começa no dia 22 (ou 23) de setembro e acaba no dia 21 (ou 22) de dezembro.

Frio em maio e junho
A aproximação com o inverno faz com que o frio seja um pouco mais frequente entre maio e junho. Ondas de frio estão previstas, com frentes frias e massas de ar polares. Ainda assim, as temperaturas devem ficar acima da média no período.

São Paulo começa semana com frio, mas sem chuvas - 10/04/2023 - Cotidiano - Folha.

Aas simulações mais recentes do modelo CFS apostam que a primeira queda mais significativa de temperatura só aconteça no comecinho de abril e que o episódio mais organizado com potencial para ser a primeira onda de frio de 2023 aconteça entre os dias 11 e 13 de maio, com temperaturas abaixo dos 5°C em áreas desde o Rio ...

A explicação para isso é que neste ano chega ao fim um padrão climático incomum, que teve um efeito de resfriamento no planeta e durou três anos. Nesse período houve um La Niña prolongado, segundo o Met Office.

Lembrando que dentro do trimestre do outono são esperadas grandes variações de temperatura, com dias mais quentes seguidos de dias com grandes quedas de temperaturas, devido a passagem das frentes frias, principalmente no Centro-Sul do país.

Maio é o terceiro e mais frio mês do outono climático (trimestre março a maio) em que as características climatológicas já se aproximam mais do inverno, diferentemente do primeiro mês da estação (março) em que o clima é mais próximo do observado no verão.

Continuar lendo Faz frio no outono?