Como será inverno 2023?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

O início de 2023 já está mais quente no Hemisfério Norte. Mesmo no inverno, algumas regiões estão com clima mais ameno, atípico para essa época do ano, segundo a OMM, e países europeus registraram temperaturas acima de 20°C.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que o Oceano Pacífico equatorial retornará ao seu estado neutro entre março e maio de 2023, e é provável que condições de El Niño se desenvolvam durante o outono e inverno do Hemisfério Norte.

Probabilidade de chuva abaixo da média histórica em 2023 é de apenas 10%, conforme o órgão. A previsão para a quadra chuvosa no Ceará em 2023 é de maior chance de que o volume fique acima da média, conforme prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta sexta-feira (20).

marrom

Para o inverno 2023 o marrom surge como promessa, como a cor da estação!

No caso das temperaturas, elas devem permanecer acima da média em grande parte da região, porém não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio, podendo ocorrer formação de geadas em regiões de altitude elevada (Figura 3b).

A onda de frio ocorreu por causa de uma intensificação do fenômeno La Niña que atingiu o pico máximo nos últimos dias. No entanto, é bem possível que as temperaturas fiquem mais amenas, por causa da redução da força do ar polar. As chuvas ficam mais volumosas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

Em 2023, com as temperaturas globais acima de 1,1ºC desde os níveis pré-industriais, podemos esperar muitas inundações, secas, incêndios e ondas de calor no Brasil e no mundo. A previsão é que o fenômeno La Niña continue pelo menos até agosto deste ano, segundo relatório da OMM (Organização Meteorológica Mundial).

Mas a previsão para a virada para 2023 é só de muitas nuvens, sem chuva. Belo Horizonte tem muitas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no último dia de 2022. Pode chover forte. Para a virada, a previsão é de muitas nuvens e risco de chuva.

As chuvas continuarão caindo no início de 2023 em grande parte do país, principalmente na área que vai do Norte até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. No entanto, o calor diminuirá bastante a partir da quarta-feira (4) e pelos próximos dias. O motivo é a umidade que tem circulado por todo o país por conta do verão.

[Informal] O mesmo que menino.

O cetim é um material universal e atemporal super usado na criação de diversas peças em coleções nacionais e internacionais. Na temporada de Primavera/Verão 2023, ele fez sua aparição como uma das tendências de moda mais versáteis nos desfiles apresentados.

Em colaboração com a Coloro – o código das cores, revelamos nossa cor restauradora, refrescante e energética, perfeita para um momento em que estamos lidando com as emoções e inquietações frente ao futuro.

Influenciado pelo Very Peri, escolha da Pantone para ser a cor de 2022, o roxo é um dos grandes queridinhos da estação. Essa é uma cor forte e que trás personalidade aos looks e que combina super com o inverno. O verde está com tudo e até quem não é muito fã com certeza vai usar!

Pantone® é uma empresa que desenvolve sistemas codificados de organizações de cores, esse é o principal, mas não o único serviço oferecido, ela também se envolve em consultorias de cor e cria tendências.

Por mais que se destaque como uma tendência dessa temporada, o verde jade é atemporal, sendo uma ótima opção no momento de escolher uma peça para ser o ponto de cor da produção.

Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

Antes deste final de semana, a marca de dia com a menor mínima nesta estação em 2022 pertencia ao último 11 de agosto, quando a média foi de 9,7°C. Já a menor mínima absoluta neste inverno foi registrada em 1º e 6 de julho, 4,7°C, em Engenheiro Marsilac, zona sul da capital.

É na segunda quinzena de maio que o ar frio de origem polar poderá chegar com força a São Paulo, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais e ao Mato Grosso do Sul fazendo a temperatura baixar para valores próximos e um pouco abaixo dos 10°C.

Continuar lendo Como será a Pop 2023?