Como será a Agronomia no futuro?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A Agronomia é uma das profissões mais importantes e promissoras da agropecuária. O Ministério da Agricultura projeta que, em dez anos, a área do plantio de soja crescerá 30% em relação à atual.

Produtores que já adotam práticas e instrumentos que respeitam o meio ambiente e seus recursos já estão se preparando para a agricultura do futuro. Existem inúmeras tecnologias que o produtor pode implementar que já estruturam seu negócio para esse futuro.

Os desafios do agronegócio

  • Produzir mais com menos trabalhadores. ...
  • Economizar água. ...
  • Produzir mais sem poluir. ...
  • Reduzir desperdícios. ...
  • Produzir mais sem desmatar. ...
  • Distribuir melhor os alimentos.

O PIB Agro deverá crescer até 2,5% em 2023 em relação a 2022, quando a quebra de safra de soja e a alta de custos pressionaram os resultados do setor. A CNA sinaliza uma recuperação ante 2022, que deverá fechar com queda de 4,1%, depois de registrar recordes em 2020 e 2021.

Gestão da Propriedade Rural
Essa é considerada uma das áreas mais bem-pagas: o salário médio do profissional é de R$ 7.369,24*.

Mercado de trabalho para quem faz Agronomia
As possibilidades de atuação de um profissional formado em Agronomia são grandes, o mercado de trabalho se mostra aquecido e com boa absorção dessa mão de obra. O Brasil é um grande produtor agropecuário, o que aumenta as possibilidades de atuação deste profissional.

Hoje em dia, manter-se atualizado e ter interesse pelas inovações tecnológicas também são requisitos valiosos na área agronômica. O profissional deve saber combinar os seus conhecimentos para aumentar a qualidade e a produtividade das plantações, das criações de animais e da produção agropecuária.

Assumindo em 70% a expansão produção mundial de alimentos até 2050, percebe-se que dificilmente será possível incorporar, especificamente para produção de alimentos, mais de 20% da área atual (cerca de 300 milhões de hectares), considerando que, paralelamente, também haverá pressão para aumento da área para outros ...

A grande maioria vai ser de agricultura intensiva e de grande escala. No Brasil, vocês já estão bastante dedicados à produção de soja e milho. Esse processo vai continuar, mas teremos algumas mudanças na produção. Os vegetais, por exemplo, vão ser cultivados nas cidades.

Safra recorde de grãos
A estimativa é de que o Brasil alcance índices recordes na produção de grãos na safra 2020/21, na qual espera-se o alcance de 268,9 milhões de toneladas. Soja e milho são os grãos destacados para isso. A expectativa para a safra de soja, por exemplo, é de 135 milhões de toneladas.

O agronegócio é um setor fundamental para a economia do país, representando cerca de 21% do PIB brasileiro. Para que ele siga com toda essa pujança, novas tecnologias e técnicas estão sempre sendo inseridas no campo, para melhorar a gestão da empresa rural, a produtividade e a margem de lucro do produtor.

Esse protagonismo se deve ao nosso clima, às nossas terras e à tecnologia empregada na produção agropecuária. O agronegócio acumula, ao longo dos anos, crescimento tanto em produção quanto em produtividade, por isso, é um setor tão forte.

Por que o futuro do agronegócio depende da preservação do meio ambiente no Brasil. Se hoje a bancada ruralista é a principal força pressionando o Congresso para flexibilizar a proteção ambiental, é consenso entre agrônomos e pesquisadores que o futuro do agronegócio depende da preservação ambiental.

Essa iniciativa tem o objetivo de reforçar o orgulho em fazer parte do agronegócio brasileiro e fomentar a cadeia, oferecendo soluções que estimulam a produção sustentável.

As cidades estão parando, mas como parar a produção de alimentos? O produtor precisa continuar produzindo, caso contrário, a sociedade não se alimenta. Novamente, a produção agropecuária vai diminuir os impactos no cenário econômico brasileiro. No entanto, o produtor precisa se cuidar também.

Entre as principais ideias de inovação no agronegócio, estão a sustentabilidade, a gestão baseada em dados e o uso de novas técnicas e ferramentas na produção. Listamos algumas tendências que estão sendo bastante promissoras nessa área.