Como ser uma pessoa sábia no relacionamento?

Perguntado por: eluz6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Compartilhar histórias e manter laços afetivos fortalece a confiança mútua e contribui para que um compreenda o outro, não só ajuda a desenvolver a maturidade emocional como também faz com que o casal fique mais unido.

“A maneira mais correta de sermos virtuosas é cuidando de nós mesmas, tirando um tempo a cada dia para cuidar do nosso espírito, das nossas emoções, das nossas mentes, mantendo-no conectadas com o Pai todos os dias. Quando estamos bem damos conta de qualquer outra tarefa em qualquer circunstância.

Dicas para ter mais paciência no relacionamento

  1. Tenha cuidado com as expectativas. Para ser uma pessoa mais paciente é preciso entender e aceitar que o outro, assim como você, não é perfeito. ...
  2. Não fale de maneira agressiva. ...
  3. Aprenda a respirar. ...
  4. Fale sobre como você se sente. ...
  5. Desenvolva a tolerância.

Em nosso post de hoje você vai ter algumas dicas de como fazer a felicidade durar dentro de uma relação.

  1. 1 – Pare de tentar mudar o outro. ...
  2. 2 – Dê espaço para o outro e tenha o seu. ...
  3. 3 – Não deixe o relacionamento cair na rotina. ...
  4. 4 – Trate o parceiro com respeito. ...
  5. 5 – Façam planos. ...
  6. 6 – Elogie.

O indivíduo inteligente geralmente é uma pessoa muito focada, com conhecimentos e habilidades incríveis em determinados aspectos da vida. O indivíduo sábio, por sua vez, pode não ser um mestre nesse ou naquele assunto, mas ele consegue relacionar aquilo sabe das diferentes áreas da vida antes de tomar as suas decisões.

Essa análise nos capacita a condensar um conceito prático de Sabedoria na seguinte asserção: agir com sabedoria é saber utilizar corretamente o conhecimento para atingir os melhores fins.

Ser sábio não significa ser frio. Pelo contrário, pessoas sábias sentem as mais diferentes e intensas emoções. A diferença é que os sábios conseguem equilibrar melhor as suas emoções. Ou seja, tendem a não deixar os sentimentos atrapalharem a sua tomada consciente de decisões.

Veja oito exemplos:

  1. Conversar todos os dias. Conversar bastante é uma das atitudes de um casal feliz. ...
  2. Manter o contato físico. ...
  3. Compartilhar sonhos e objetivos. ...
  4. Não esquecer das programações a dois. ...
  5. Ter admiração pelo parceiro. ...
  6. Respeitar a individualidade de cada um. ...
  7. Cuidar da vida social. ...
  8. Demonstrar amor com pequenos gestos.

Abaixo segue algumas ATITUDES e METAS de transformação para se tornar uma boa esposa.

  1. Respeitar o marido. ...
  2. Apreciar e Admirar o marido. ...
  3. Falar com sabedoria. ...
  4. Não reclamar. ...
  5. Criar tempo de qualidade. ...
  6. Fazer amor.

Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo. Se os maridos não amarem a si mesmos, será muito difícil amar suas esposas com intensidade.

Por exemplo, as características físicas de uma pessoa, como a altura, peso e cor dos olhos, podem ser usadas para identificá-la. Da mesma forma, as características comportamentais, como a honestidade ou a capacidade de liderança, podem ser usadas para diferenciar uma pessoa de outra.

O agir virtuoso
O objetivo de nossa vida é alcançar a felicidade e para alcançá-la é necessário o viver racionalmente, e viver racionalmente significa viver segundo a virtude. Esse é o agir virtuosamente. Assim, o agir virtuoso é a ação que permitirá ao homem ser feliz.

Ser virtuoso é sinônimo de ser alguém com uma boa essência, um indivíduo que realiza boas ações motivadas por sua índole. Contudo, nem todo mundo conhece o significado dessa palavra e compreende o real impacto que ela apresenta para a humanidade.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.