Como ser uma pessoa mais formal?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Linguagem formal: 9 dicas práticas para melhorar a sua!

  1. Considere para quem está escrevendo. ...
  2. Revise, revise e revise. ...
  3. Não exagere. ...
  4. Evite siglas e abreviações. ...
  5. Dê preferência a frases curtas. ...
  6. Sinônimos são amigos da linguagem formal. ...
  7. Evite clichês. ...
  8. Dê suporte visual ao destinatário.

A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.

Um bom exemplo de recurso online usado para essa finalidade é o site FastFormat. A ferramenta gratuita permite formatar documentos automaticamente em diversos padrões acadêmicos, como artigos científicos, TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado, por exemplo. Para acessar, basta fazer um cadastro.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal.

Cerimônia, etiqueta, modo rígido de conduta social: O funcionário o tratou com muita formalidade.

A linguagem formal é mais elaborada e utiliza a norma culta da língua, sendo utilizada em situações profissionais e acadêmicas que requerem um registro mais cuidadoso da língua. Já a linguagem informal é mais coloquial e utilizada em situações informais, como em conversas entre amigos e familiares.

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.

É indispensável, dessa maneira, que o ensino da norma culta seja percebido como importante e obrigatório, pois, corresponde ao conjunto de regras que determina o que é correto da língua escrita e falada.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Com a família e os amigos usamos uma linguagem mais descontraída, ou seja, uma linguagem informal. Com superiores hierárquicos usamos uma linguagem mais cuidada, ou seja, uma linguagem formal.

A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Yes, sir!
(OK!

Em contextos formais, como em reunião de negócios, eventos acadêmicos ou, até mesmo, entrevistas de empregos, você pode usar uma das seguintes expressões: How do you do? = Como vai você? - Essa é uma expressão que indica um nível de formalidade muito alto.

Que não hesita nem vacila; resoluto: falar em tom firme. Que se apresenta de modo constante, inabalável, perseverante: propósitos firmes, crença firme. Que expressa muita teimosia, que não desiste facilmente de algo; teimosia: sua vontade de vencer seguiu firme ao logo dos anos.

Linguagem informal: o tipo de comunicação das conversas do dia-a-dia. A linguagem informal é o tipo de comunicação que as pessoas usam quando estão confortáveis e conversando de forma oral.