Como ser uma pessoa fria e desapegada?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Como ser desapegada emocionalmente em 5 passos

  1. Construa o amor próprio. ...
  2. Não tenha medo de fazer as coisas sozinha. ...
  3. Não tenha medo de deixar as pessoas irem. ...
  4. Saiba recomeçar. ...
  5. Clareza e aceitação.

A forma mais óbvia de parar os sentimentos é suprimi-los. Por exemplo, se você sente medo injustificado, inapropriado ou vergonha de revelar em uma dada situação, você pode simplesmente tentar não experimentar este sentimento ou distraí-lo para removê-lo.

Sempre pense antes de agir.
As pessoas quietas costumam ser menos impulsivas, ponderando todas as decisões antes de agir. Elas seguem com força deliberada, sem nunca entrar de cabeça nas situações antes de ponderar bastante. Isso o ajudará a tomar decisões melhores, principalmente no que diz respeito às discussões.

Para ser indiferente, você não deve passar a impressão de que se importa com as coisas. Portanto, aprenda a controlar as suas expressões faciais. Por exemplo: não adianta nada você dizer "Isso é um pouco interessante" se estiver arqueando as sobrancelhas e arregalando os olhos.

“Senhor Deus, limpas tu, ó Pai bondoso, o meu coração de todo o sentimento que não é bom e verdadeiro. Deixe-me distante de todas as coisas que me causam más sensações. Faça, ó Deus, com que eu fique imune a este tipo de coisa, para que eu não precise sofrer tanto no momento de me distanciar.

Desapegar do passado é necessário não apenas para aproveitar o presente, mas para construir um futuro diferente.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

Depois de identificar se a pessoa em questão é realmente fria, chega o momento de saber como lidar com ela.
...
7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência.

“Ser uma pessoa tímida ou reservada não é necessariamente ruim. O prejudicial é quando esta característica influencia na interação com os outros ou quando a pessoa passa uma imagem de desmotivação ou desinteresse”.

Tome nota das seguintes dicas para ser levado mais a sério naquilo que faz e no ambiente de trabalho.

  1. Ser seguro de si mesmo. ...
  2. Ser sério. ...
  3. Ser pontual e organizado. ...
  4. Usar a linguagem corporal. ...
  5. Estar informado. ...
  6. Trabalhar duramente. ...
  7. Saber dizer não.

Uma pessoa fechada é, na verdade, uma pessoa que está precisando de ajuda. O fato de não saber lidar com uma emoção já nos deixa em alerta de que um sofrimento deve estar instalado.

Uma pessoa fria também costuma ser pessimista, pois considera que todo o mundo quer e pode aproveitar-se dos outros. Ao invés de ver o lado bom do ser humano, foca-se no mau e pensa que ele é como um "lobo" social, mais do que uma pessoa com vontade de fazer o bem e de se relacionar de forma positiva.

Pessimistas: uma pessoa fria também costuma ser pessimista, pois considera que todo o mundo quer e pode se aproveitar dos outros. Ao invés de ver o lado bom do ser humano, se enfoca no mau e pensa que ele é como um "lobo" social, mais do que uma pessoa com vontade de fazer o bem e de se relacionar de forma positiva.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Para algumas pessoas, o desapego emocional é algo positivo, pois ajuda a protegê-las de dramas, ansiedade ou estresse indesejados. Para outros, o desapego acontece como resultado de eventos traumáticos que o tornaram incapaz de ser aberto e verdadeiro sobre suas emoções.

Alguém que se apega às suas posses, por exemplo, se recusa a jogar ou doar coisas que não precisam mais. Elas apenas acumulam coisas, incapazes de dar um fim para aquilo não precisam mais. Geralmente, um indivíduo com apego emocional busca relacionamentos com uma pessoa que o faça se sentir confortável com ele mesmo.

Meu filho, ninguém coloca tenda aqui nesta terra, ninguém faz morada eterna aqui! Aprendamos a desapegar, dia após dia, das coisas e das pessoas deste modo, pois assim a nossa vida terá mais qualidade e será mais gostosa.

Como se libertar do apego e criar desapego na sua vida
A principal forma de iniciar o processo é através da auto-observação. Percebendo seus sentimentos em relação a tudo que você possui e tudo que você interage, é possível começar a despertar para aonde você precisa praticar e exercitar o desapego.

Esqueça o que passou e avance para o alvo que é Cristo! Todo o resto irá passar, mas aquele que fizer a vontade de Deus permanecerá para sempre! 1 João 2:17.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.