Como ser uma pessoa educada e elegante?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Ser pontual, cumprir compromissos, ouvir mais e falar menos, cuidar de sua higiene, procurar ter uma vida saudável, ter cuidados com a sua saúde, são atitudes elegantes. Ter paciência, evitar xingamentos, são atitudes que remetem à elegância. Arrogância não é atitude da pessoa elegante.

Sendo assim, pessoas educadas sabem ouvir, dão o tempo necessário para que seu interlocutor transmita sua mensagem e, acima de tudo, não deixam que suas perspectivas pessoais tragam julgamentos sobre o que ouve, mantendo tudo em sigilo, sem expor o outro ou suas dificuldades.

adjetivo Que não possui educação; malcriado, grosseiro. Que significa ou expressa falta de respeito e grosseria. substantivo masculino Pessoa que tem uma péssima educação, que se comporta com grosseria: aluno mal-educado.

Uma pessoa educada é aquela que diz “por favor”, “obrigado” ou “com licença”, mas não como um autômato, mas realmente entendendo em que consistem as trocas sociais e saber como funcionar nelas. Por fim, a educação (entendida nesse sentido) é um conjunto de normas, valores e ações que favorecem a convivência.

Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, e propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.

Sorrir sempre, cumprimentar todos, ajudar os colegas, ser participativo e fazer parte do time são gestos gentis que os especialistas indicam para um ambiente profissional saudável. Vale a pena tentar, já que o mínimo que pode acontecer é contagiar as pessoas à sua volta, e essa gentileza retornar para você.

Como falar com as pessoas com educação? Fale de forma educada: Procure manter um tom de voz adequado para o ambiente que você está, não fale alto ou baixo demais e não interrompa as pessoas enquanto estiverem falando, ouça o que a pessoa tem a dizer e aguarde sua vez de falar.

Fique atento à etiqueta.

  1. Sempre que possível, desligue o telefone ou deixe-o no silencioso durante a conversa.
  2. Dê tempo para a pessoa concluir os pensamentos e terminar o que tem a dizer.
  3. Concentre-se no que o outro está falando. ...
  4. Lembre-se sempre de dizer por favor e obrigada.

substantivo masculino Indivíduo descortês, rude, sem educação; grosseirão. Quem não é civil ou expressa falta de cultura; inculto, rude. Modo de se portar descortês; grosseria. Etimologia (origem da palavra grosseiro).

Se não for um amigo, a profissional diz que o melhor é fazer silêncio. De acordo com ela, além de ser uma maneira formal de indicar desconforto, o gesto dá a possibilidade da pessoa refletir sobre o que foi falado. Por fim, Ho aconselha a tentar contornar o comentário negativo.

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

Abrir a porta para uma pessoa, sorrir a quem te sorri, dar passagem à quem tem pressa. Ser gentil é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todo mundo, sem distinção.

05 dicas para desenvolver uma comunicação mais gentil

  1. Reconheça os pontos fortes e elogie.
  2. Peça aquilo você quer e não o contrário.
  3. Não ouça, escute.
  4. Demonstre interesse.
  5. Saiba como colocar suas opiniões.

A melhor forma de ganhar respeito no trabalho é reconhecer sua importância no funcionamento dos processos. Ao se ver como parte fundamental de algo maior, você passa a se preocupar mais com manter bons relacionamentos, se expressar melhor, ajudar outros colegas e se engajar nos propósitos da empresa.

  1. Respeitar os colegas, professores e demais funcionários da escola.
  2. Fazer com emprenho e capricho as tarefas propostas, bem como entrega-las no prazo combinado.
  3. Não brigar, ofender, fazer fofocas, intrigas, nem colocar apelidos pejorativos ou fazer "bulling" com os colegas.