Como ser uma pessoa calada no trabalho?

Perguntado por: enovais . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
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Confira 10 Dicas de Como Ficar em Silêncio no Trabalho e seus Benefícios!

  1. 1 – Evite Conversas de Temas Pessoais. ...
  2. 2 – Estabeleça uma Hora de Trabalho Contínuo. ...
  3. 3 – Aprenda a Ouvir o Silêncio. ...
  4. 4 – Use seu fone de ouvido. ...
  5. 5 – Pratique inteligência emocional. ...
  6. 6 – Respeito o outro. ...
  7. 7 – Pratique Mindfulness. ...
  8. 8 – Respire.

Existem duas ocasiões perfeitas pra ficar calado: quando você sabe de menos e quando você sabe demais. A melhor forma de deixar alguém magoado é ficar calado quando essa pessoa mais quer ouvir sua voz.

Além disso, quando estamos em silêncio, podemos ouvir o que os demais dizem. Frequentemente, se você ficar de fora das conversas, pode conhecer melhor as pessoas que participam dela, porque você pode observar seus gestos e como elas se expressam. Se você ficar calado, certamente obterá mais benefícios do que desgostos.

Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos.

Não ria descontroladamente e nem chore: mantenha-se estável e tente não demonstrar muita emoção. Seja altivo e imparcial sempre que conversar com alguém. Não fale sobre si. Mantenha distância daqueles que o cercam ao evitar dizer muita coisa sobre sua vida pessoal, seus pensamentos e seus sentimentos.

“Você pode dizer 'Me perdoe, estou atolado' ou 'Eu adoraria falar com você, mas preciso terminar esse relatório'”. Nesse caso, você posiciona o "corte" de forma educada e pode, ainda, suavizar o golpe com um sorriso, completando que adoraria conversar uma outra hora.

No silêncio podemos nos acalmar e focar no mais importante: Deus. Jesus muitas vezes se retirava para lugares solitários, silenciosos, para estar sozinho com Deus. O silêncio é importante para ouvir a voz de Deus. Praticar ficar em silêncio durante algum tempo torna seu falar mais disciplinado.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

Se você não tem nada de bom para falar, nenhum elogio para dizer, nada de construtivo para acrescentar e nem uma palavra de consolo para ofertar... é melhor calar !

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Uma boa estratégia para mudar o hábito de falar por impulso é exercitar se calar e praticar o silêncio quando sentir raiva ou o desejo de ofender alguém. Em outro momento, com mais serenidade, uma conversa difícil pode ser retomada, se necessário.

Ou ainda, você se considera uma pessoa que fala demais? Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

Evite demonstrar emoções pela maneira como se senta ou fica em pé.

  1. Não cruze os braços, pois esse gesto é visto como uma postura defensiva. Deixe-os relaxados ao lado do corpo.
  2. Fique encostado na cadeira. Uma postura relaxada sem ares de preocupação é a melhor forma de se mostrar indiferente.

Dica Prática: Tome duchas frias
Perceba e identifique os pensamentos da mente antes de entrar na ducha. Perceba e identifique os pensamentos da mente antes de mudar da água quente para a fria. Finalmente, comprometa-se com a ducha fria com uma intenção de sentir a experiência. Respire, relaxe e aproveite.

Não se perca em sentimentalismos ou nostalgia. Evite ao máximo pensar em todas as lembranças boas que viveram, é possível ter um coração gelado mesmo que tempos bons tenham existido. Exclua e-mails, jogue cartas de amor fora, livre-se de fotos, presentes e qualquer outra recordação que o lembre da pessoa.

4 dicas de como se manter calmo no trabalho

  1. 1 – Organize sua rotina. Se você planejar seu dia e se manter fiel à sua programação, a tendência de você se irritar com algum imprevisto ou tarefa de última hora é menor. ...
  2. 2 – Tenha uma boa comunicação. ...
  3. 3 – Faça pausas durante o expediente. ...
  4. 4 – Aprenda a dizer não.