Como ser um professor com autoridade na sala de aula?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

O professor que alcança autoridade perante seus alunos é aquele com maturidade, autoconhecimento e inteligência emocional que sabe de suas potencialidades e de seus limites, que avalia permanentemente suas ações, sabe compreender situações equivocadas e se desculpar caso necessário diante de desafios cotidianos.

Neste sentido, o professor é autoridade dentro do espaço da sala de aula.

Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente.

O professor que alcança autoridade perante seus alunos é aquele com maturidade, autoconhecimento e inteligência emocional que sabe de suas potencialidades e de seus limites, que avalia permanentemente suas ações, sabe compreender situações equivocadas e se desculpar caso necessário diante de desafios cotidianos.

Para ser respeitado pelos alunos, o professor precisa mostrar a eles que é organizado, já que planeja as aulas com antecedência e investem em materiais complementares, além de estabelecer regras de conduta do ambiente escolar.

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!

O professor líder é capaz de inspirar, motivar e movimentar os alunos a atingirem e superarem suas metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. É a habilidade de tornar a visão do futuro clara e atraente: fluência no idioma. Finalmente, é a qualidade de inspirar confiança nos seus alunos.

De que maneira você pode colocar isso em prática?

  1. Use a entonação a seu favor. Se falar baixo demais demonstra insegurança, falar alto demais pode soar ameaçador. ...
  2. Escolha as palavras certas. Usar uma palavra mal colocada pode fazer com que você seja mal interpretado. ...
  3. Trabalhe a sua linguagem corporal.

Um bom professor deve ter em mente quais são os principais objetivos para os seus estudantes. É importante que o educador estabeleça um plano a fim de guiá-lo durante o processo educacional.

8 conselhos para exercer uma autoridade assertiva com seus filhos

  1. Dê normas claras, diretas e pontuais. ...
  2. Não dê muitas normas ao mesmo tempo. ...
  3. Estabeleça limites. ...
  4. Use o tom de voz certo. ...
  5. Faça contato visual. ...
  6. Seja coerente. ...
  7. Cumpra as consequências que você estabeleceu. ...
  8. Nunca deixe de ser carinhoso.

E, quando se trata da sala de aula, o poder que ali se estabelece como autoridade é o do professor.

Estabeleça uma boa comunicação com pais e responsáveis
Escola, pais e responsáveis precisam ser aliados contra comportamentos inadequados dos alunos. Se um estudante quebrar uma regra de convivência em sala de aula e levar uma advertência, a família precisa apoiar a decisão da escola.

Quais as principais dicas para lidar com uma turma indisciplinada?

  1. Estabeleça uma relação de diálogo. O diálogo é sempre uma boa alternativa para a resolução de problemas. ...
  2. Mude a estratégia de aula. ...
  3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades. ...
  4. Promova exercícios de respiração.

Versatilidade e comunicação. Além da atenção aos seus alunos e da capacidade de inovar na sala de aula, um ótimo educador também deve se manter flexível no ambiente escolar. Diante de desafios e situações especiais, é preciso buscar alternativas saudáveis e construtivas para auxiliar os seus alunos.

Se ela estiver falando demais, lembre-a de que ainda não é hora de conversar ou de que é hora de ficar mais calma e controlar os impulsos. Faça isso de uma maneira natural e respeitosa, e não como se ela tivesse feito algo errado. Além disso, você também pode introduzir jogos que envolvam respeitar turnos.

Professores: como manter a disciplina em sala de aula?

  1. 1 – Deixe as regras visíveis. É importante manter as regras escritas em letras grandes, em local visível pelos alunos, durante todo o ano letivo. ...
  2. 2 – Evite confrontos em sala. ...
  3. 3 – Planeje a aula. ...
  4. 4 – Mantenha a calma. ...
  5. 5 livros infantis para entender a Amazônia.

Chamando a atenção do seu professor
Preste atenção na aula, interesse-se pelo assunto, seja participativa, responda perguntas e tire boas notas. Não fique no celular, concentre-se no conteúdo e seja curiosa sobre tudo que ele disser. Ser uma boa aluna não é necessariamente sedutor, mas certamente a fará ser notada.

A autoridade do docente estabelecerá regras e limites, pois indicará os caminhos possíveis pelos quais o aluno poderá se dirigir. Isso permite um posicionamento do estudante perante o professor e a instituição escolar, delimitando as suas fronteiras de ação.

Relação entre professor e aluno: 7 dicas para melhorar o convívio

  1. Incentive a abertura para feedback. ...
  2. Encoraje metodologias variadas e modernas. ...
  3. Desestimule a cultura do medo. ...
  4. Valorize a cultura dos alunos. ...
  5. Fomente o senso de pertencimento. ...
  6. Promova programas de orientação. ...
  7. Aposte em tecnologias de apoio.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Dominar o conteúdo, usar tecnologia e saber se comunicar
Uma pesquisa que ouviu alunos, educadores e pais de instituições parceiras do grupo Unità Educacional apontou que no campo das competências técnicas é fundamental que o professor tenha domínio do conteúdo, atualização tecnológica e capacidade de comunicação.