Como ser um nutrólogo de sucesso?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Então, saiba que para se tornar um nutrólogo de sucesso, é importante ter feito um curso de Medicina que seja reconhecido pelo MEC e, na sequência, fazer uma pós ou especialização.

"A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto assumiu um papel de liderança, pioneiro, no Brasil, a respeito do ensino de Nutrologia para médicos."

Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.

Onde o nutrólogo trabalha
Normalmente encontramos nutrólogo em clínicas especializadas, hospitais e em seus próprios consultórios. No entanto, eles têm uma atuação mais ampla do que imaginamos. São muitos solicitados, por exemplo, para trabalhar na indústria de alimentos.

O nutrólogo clínico pode trabalhar em ambulatório, clínica ou hospital, bem como outras áreas de atuação. Sua rotina irá depender dessa escolha, mas em geral é uma especialidade que proporciona uma boa qualidade de vida.

Ele precisa ter residência ou título de especialista em Nutrologia, enquanto o nutricionista estuda exclusivamente nutrição. 2. A prescrição alimentar (vulgo dieta) é atividade privativa do nutricionista – e isso significa que mais ninguém pode legalmente fazer isso, nem nutrólogos.

Ele pode prescrever medicações; hormônios; vitaminas; fitoterápicos; nutracêuticos; entre muitos outros, mas quando ele perceber necessidade clínica. O Nutrólogo também pode orientar seu paciente com relação a alimentação e todos os benefícios que um prato saudável pode trazer.

Por ser formado em Medicina, o nutrólogo é o único que pode prescrever medicamentos. Contudo, é preciso cuidado para não confundir remédios com suplementos, afinal, o nutricionista pode, sim, prescrever vitaminas para complementar a alimentação de seu paciente.

Em resumo: mais do que nunca, a atuação do nutrólogo tornou-se imprescindível para cuidar da saúde da população. No entanto, ainda temos uma quantidade insuficiente nutrólogos em atividade no Brasil: pouco mais de 1.200, de acordo com o Conselho Federal de Medicina.

ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – Associação Brasileira de Nutrologia.

Qual a melhor pós-graduação em Nutrição? 5 especializações em alta

  1. 1 – Nutrição Clínica Ambulatorial. ...
  2. 2 – Nutrição Clínica Hospitalar. ...
  3. 3 – Nutrição Esportiva. ...
  4. 4 – Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo. ...
  5. 5 – Nutrição Materno-Infantil.

Resposta: Conforme Decisão nº 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas é permitido ao nutricionista o uso do título de doutor, embora não seja obrigatório tal uso.

Clínico Geral, Médico Generalista.

Além disso, o salário destes profissionais tem uma diferença marcante. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial do nutricionista é de R$3.000, enquanto que o nutrólogo ganha em média R$5.000. Ou seja, o médico nutrólogo ganha em torno de 60% a mais que o nutricionista.

A área da medicina que ganha mais é a Neurocirurgia, seguida da Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Mastologia, Auditoria Médica, Anestesiologia, Dermatologia, Hematologia e Oncologia.

As duas especialidades são importantes e contribuem para uma melhor qualidade de vida do paciente, podendo se complementar em muitas ocasiões. Então, ficou fácil: se você precisa de tratamentos relacionados à reposição hormonal, o endocrinologista é o profissional adequado.