Como ser um monge no Brasil?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Para se tornar um monge, é necessário estudo, devoção e anos de treinamento e transições; a vida monástica é simples e dedicada à servidão, exigindo que o devoto tenha um estilo de vida celibatário e que abdique de bens materiais.

No Espírito Santo está o Mosteiro Zen Morro da Vargem, considerado o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Erguido a 350 metros de altura pelo monge Ryotan Tokuda em 1974, a construção sagrada tem um visual e tanto!

Monges budistas vivem por caridade e fazem votos de castidade, devotando suas vidas a ajudar os outros e a demonstrar os valores desta religião. Para tornar-se um monge, você deverá aprender os ensinamentos do budismo, estudar com um mentor e iniciar o treinamento num monastério.

Você já pensou em morar em um mosteiro por um tempo – mesmo sem ser monge? Na Abadia beneditina de Santo Domingo de Silos (Espanha) isso é possível. Requisitos: ter entre 18 e 45 anos e pensar que “o Senhor pode estar te chamando para a vida monástica”.

O que um monge não pode fazer? A partir deste momento, o monge se dedicará a uma vida simples, de devoção espiritual, física e filosófica à fé. Além disso, essa figura precisa evitar a prática de qualquer atitude que traga riquezas materiais, luxúria ou conflito com a sua jornada.

A vida monástica é uma fonte de sabedoria e um guia prático para a saúde do corpo e da alma. A regra monástica de São Bento provém de uma espiritualidade holística, que preenche a vida de sentido.

Os High Elfs e Drows são boas opções, sendo que a primeira sub-raça é tematicamente muito interessante para se fazer um monge do Caminho dos Quatro Elementos, bem como a segunda sub-raça é tematicamente muito interessante para se fazer um monge do Caminho das Sombras.

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.

Como não trabalham de forma remunerada por força da religião, quem mora nos templos vive de donativos. Monges também andam gratuitamente no transporte coletivo e sempre ganham alguma comida no comércio local.

A maioria dos monges acorda cedo e medita por 1 a 3 horas e faz o mesmo à noite. Esse tipo de prática muda o cérebro. Se você já leu algum artigo sobre os benefícios da meditação, sabe o que quero dizer.

Para os interessados em dar um primeiro passo, o monge recomenda um tipo específico de meditação chamado "mindfulness". Ela é mais acessível, pois pode ser feita em qualquer lugar, de olhos abertos.

O salário médio (admissão) para Monge budista no Brasil é R$ 3.326, com uma carga horária típica de 44hs semanais.

Nos primeiros anos do Budismo, seguindo as práticas das religiões da época, como o Hinduísmo e o Jainismo (e outras fés que não existem mais), os monges se dedicavam a uma vida ascética (uma prática de abnegação específica para a busca de objetivos religiosos ou espirituais), vagando pelo país sem residências ...

Mosteiros: agrupam monges e monjas, pertencem às ordens monásticas. São pois o edifício e anexos onde habitam os referidos monges ou monjas. Conventos: neles vivem frades, das ordens mendicantes (Franciscanos, Dominicanos, Agostinhos e Carmelitas). São assim o edifício e anexos onde estes habitam.