Como ser um homem de fé?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

O homem de fé não procura antes de tudo as coisas deste mundo, mas coloca em primeiro lugar na sua vida as coisas de Deus. O homem de fé deseja despojar-se das necessidades físicas, para revestir-se do seguimento de Cristo, para realizar a vontade do Pai, como o próprio Jesus fez.

Todo homem de Deus prospera em todas as áreas da vida, porque sua vida é dirigida pelo Senhor que o guia e orienta pelos caminhos que deve andar. Você precisa ser um homem de Deus. O senhor o criou para isso. Ele tem um grande propósito em sua vida.

Ser homem de verdade envolve cultivar e guardar, somente exercendo essas duas atividades será possível resgatar a masculinidade bíblica. Em Gênesis temos esse mandato muito explícito: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15).

Temos medo de sair de casa, medo do futuro, da morte, da doença, medo do que pode ou não acontecer. Os medos são terríveis, são verdadeiros “diabos” que apavoram a nossa vida e a nossa existência. Precisamos deixar de lado a fé temerosa. Jesus disse a Pedro: “Homem fraco na fé”.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Em Gálatas 5, 22, encontramos essas nove virtudes: amor (caridade), alegria (gozo), paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fé (fidelidade), mansidão e temperança (domínio próprio); todas elas dentro do fruto do Espírito.

Devemos tentar viver cada dia de forma a não ter ofensas contra quem quer que seja a pesar em nossa consciência. Deus colocou na Igreja certos meios de ajudar-nos, em outras palavras, os apóstolos, profetas, evangelistas e assim por diante, para “o aperfeiçoamento dos santos” [ver Efésios 4:11–12].

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

Efésios 5:22-25
O homem, desde a sua criação, precisa do direcionamento de Deus para que sua vida seja bem-sucedida. E o Senhor traz conselhos para todos. Na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, a orientação é que as mulheres sejam submissas porque o marido é o cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da Igreja.

Dê atenção a sua esposa quando ela estiver falando, porque comunicar-se é uma necessidade importante para a mulher. Um marido demostra respeito por sua mulher quando desliga o telefone ou a televisão, por exemplo, quando é chamado a conversar sobre um assunto importante para ela.

“Quando oramos acontece uma mudança no cérebro”, a mudança de comportamento e de concentração traz uma sensação zen de tranquilidade de acalanto no coração, uma cascata de neurotransmissores é liberada no cérebro incluindo a dopamina (que regula o centro do prazer), serotonina ( que reduz o estresse) e norepinefrina ( ...

Apesar de todos os desafios negativos que temos na vida, precisamos reservar tempo para exercer ativamente nossa fé. Esse exercício promove o poder positivo e cheio de fé na Expiação de Jesus Cristo em nossa vida.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

Paulo diz que somos justificados pela fé e não pelas obras: “Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Rm 4:5). “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou” (Tt 3:5).

“Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” “Porque andamos por , e não por vista.” “Esta é a palavra da , que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”

Para crescer na fé, é muito importante que você alimente sua vivência com os sacramentos. São eles que irão te fortalecer e colaborar para que você receba as graças necessárias para permanecer firme, em um caminho autenticamente cristão. Tenha o Catecismo sempre perto de você.