Como ser um bom vendedor iniciante?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Como ser um bom vendedor? Os 6 passos essenciais para o sucesso

  1. Esteja preparado.
  2. Confirme o que descobriu.
  3. Seja estratégico na hora de apresentar propostas.
  4. Negocie com segurança e flexibilidade.
  5. Feche o negócio no timing certo.
  6. Crie um compromisso com o cliente.

Como se destacar com essas 6 perguntas e respostas para entrevista de vendedor?

  • Por que você saiu do último emprego? ...
  • Por que você decidiu ser vendedor? ...
  • Me conte um pouco sobre sua trajetória. ...
  • O que você sabe sobre a nossa empresa? ...
  • Quais são os seus principais defeitos? ...
  • Por que você se interessou nessa vaga e na empresa?

8 dicas de vendas para iniciantes

  1. Conheça a sua solução. ...
  2. Pesquise sobre seus concorrentes. ...
  3. Conheça seu prospect. ...
  4. Seja organizado. ...
  5. Saiba gerenciar o seu tempo. ...
  6. Não tenha medo de receber um “não” ...
  7. Crie uma rede contatos. ...
  8. Busque aprimorar seus conhecimentos.

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

  1. Exponha suas diferenças e limitações. ...
  2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar. ...
  3. Alinhe as expectativas. ...
  4. Conduza a negociações com praticidade e transparência. ...
  5. Antecipe-se.

5 erros em vendas que você deve parar de cometer hoje

  • Deixar de agregar valor ao produto comercializado. Um cliente não está buscando apenas bom preço, mas uma solução para um problema específico. ...
  • Não saber ouvir o cliente. ...
  • Falar demais. ...
  • Não conhecer seus produtos. ...
  • Não oferecer um atendimento personalizado.

O ciclo de vendas geralmente é dividido em sete etapas: prospecção, contato, qualificação, oferta, avaliação e negociação, fechamento e pós-venda. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma dessas etapas.

Veja algumas frases que podem ajudar a levar o cliente ao caixa.

  1. Este produto está dentro da sua expectativa? Esta pergunta é o começo do processo de fechamento. ...
  2. O que te preocupa? ...
  3. Vamos chegar a um acordo juntos? ...
  4. Por que adiar esta compra? ...
  5. Posso ajudar em algo mais?

Mas existem algumas habilidades mais importantes: interação com os clientes, rapport, discurso de vendas e superar desafios. Vendedores que têm essas 4 habilidades bem desenvolvidas nós vamos considerar como avançados.

Quanto é o salário de um Vendedor ? O salário médio de um vendedor do comércio varejista é de R$ 1.362,74, de acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br. O piso salarial é cerca de R$ 1.243,76 e o teto está por volta de R$ 2.180,68.

Mostre-se disponível
Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança. Dedique toda a sua atenção para o cliente na loja, mas sem sufocá-lo.

Se o cliente disse para você que vai pensar sobre a sua proposta, tente ter o máximo de garantias dele. Tente perceber quando ele vai responder (tente definir uma data) ou qual será a forma de comunicação. Outra das dicas é você tentar assumir as rédeas do negócio.

Leia abaixo a nossa lista de sugestões e ideias.

  1. Estabeleça e mantenha a sua presença profissional/pública. ...
  2. Combine o preço antes e sabendo exatamente o que precisa fazer. ...
  3. Pense na possibilidade de trabalhar com demandas ou por meio de depósito. ...
  4. Faça a eles uma oferta irrecusável. ...
  5. Perguntar é o primeiro passo.

Uma vez que você pediu para o seu cliente esclarecer o motivo dele ter dito “não”, pode ser que seja interessante você mudar a sua oferta inicial para tentar transformar esse “não” em um “sim”. Se, por exemplo, o seu cliente disse que o problema era o preço, você pode tentar melhorá-lo e fazer uma contra-proposta.

Evite as abordagens tradicionais
Clientes não precisam e não querem elogios e bajulação. Muitos vendedores alegam que têm dificuldades em abordar clientes exatamente porque não se sentem confortáveis com esta postura. Seja em uma loja ou em uma reunião de negócios, você não precisa fazer desta forma.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  1. Tratar o cliente sem personalização. ...
  2. Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  3. Dizer mentiras. ...
  4. Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  5. Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  6. Demorar muito para atender. ...
  7. Não ter seriedade no atendimento.

Condução ao fechamento
O vendedor deve explicar detalhadamente todas as vantagens e benefícios da solução que oferece — além, claro, de todo valor que vai gerar para o cliente. Por esta técnica, você vai formulando, sem que seu interlocutor perceba, um verdadeiro “pedido pronto”.

Frases de vendedor para clientes que devem ser evitadas!

  1. “Eu não sei” Essa frase de vendedor para cliente transmite uma enorme falta de conhecimento e uma lacuna muito grande. ...
  2. “Esse produto está dentro do seu orçamento” ...
  3. “Você está errado!”

Um dos maiores erros que atrapalham as vendas diretas é a abordagem incorreta. Muitos vendedores não sabem quando insistir com o cliente ou quando é hora de dar mais espaço. Escolher o momento errado costuma comprometer seriamente uma venda. Apesar de parecer algo intuitivo, há vários sinais que podem ser seguidos.