Como ser um bom mestre de D&D?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Tenha ponderamento da vontade dos jogadores e a sua. Enfim, talvez você só descubra o seu estilo de mestre com o tempo de experiência em jogo. Mas primeiro se lembre que indiferente do seu estilo de mestragem, você deve saber e gostar de narrar e descrever, ambientes, personagens, situações e até mesmo feições.

Um dos grandes segredos de Como se Tornar um Mestre é jamais deixar de estudar e aprender, verdadeiros mestres estão sempre em constante aprendizado. Autor – Robert Greene (mesmo autor do livro As 48 Leis do Poder).

Descrição: O monstro mais temido do Plano Material em D&D não é outro senão o feroz Tarrasque.

Tarrasque

A maior, mais perigosa e mais apelona criatura de D&D, o Tarrasque é basicamente um híbrido de Godzilla e Galactus – um monstro tipo tiranossauro gigantesco que não faz nada além de comer e matar. O bichão é impermeável à maioria das coisas, e se regenera super-rápido.

Os jogadores jogam dados para determinar quais dos seus ataques acertam ou erram e se seus personagem podem escalar um penhasco, se esquivar de um relâmpago mágico ou realizar alguma outra tarefa perigosa. Tudo é possível, mas os dados tornam algumas coisas mais prováveis que outras.

Para determinar o HP recebido em níveis seguintes, o processo muda ligeiramente, mas é tão fácil quanto a Vida Inicial: Pontos de Vida em níveis seguintes: Resultado da rolagem do Dado de Vida (ou valor médio do dado +1) + Modificador de Constituição + Outros Modificadores.

Como calcular pontos de vida no D&D? No D&D e em muitos RPG de Mesa em geral, os pontos de vida são calculados jogando-se os dados de vida. Cada classe possui um determinado dado de vida, seja d6, d8, d10 ou d12, joga-se esse dado e soma-se o bônus de constituição.

Preparar-se com antecedência não é ler aquela aventura pronta, 1 dia antes de mestrar para o seu grupo. Tão pouco significa ler apenas uma vez cada um dos seus livros básicos do sistema. Sempre que possível, estou lendo (relendo) os livros dos sistemas que eu costumo utilizar.

Os dois tipos de mestrados têm duração média de dois anos e terminam com a apresentação de uma dissertação que, se aprovada, dá ao estudante o título de mestre.

Em termos educacionais, ser mestre não se restringe apenas a possuir um título/grau acadêmico de mestrado concedido por uma instituição de Educação Superior (VELLOSO e VELHO, 2001). Ser mestre não é apenas lecionar, transmitir aos alunos determinados conteúdos curriculares programáticos.

Você só consegue o título de mestre quando aprovarem sua dissertação de mestrado. Ou seja, um trabalho com as observações da pesquisa.

Tiamat já foi citada no Top 10 Dragões Icônicos e abre a nossa lista de Divindades do D&D. Ela é clássica desde a época da Caverna do Dragão e é a figura central da mega aventura de estreia do D&D Next. O nome do jogo é Dungeons & Dragons, e Tiamat é a principal e mais poderosa dragoa maligna do Multiverso.

Dragões vermelhos
Esse é o mais tradicional e icônico Dragão de D&D. Extremamente avarentos, vaidosos e arrogantes, provavelmente os Dragões Vermelhos também são os mais fortes entre os Dragões cromáticos.

Elfo

Elfo. Eles podem ser a raça mais popular entre os jogadores de D&D, em parte graças a bônus raciais como uma maior Destreza e habilidades como Visão das Trevas. Existem também vários tipos diferentes de Elfos, dependendo do módulo ou da expansão, como Drow, High Elves ou Moon Elves.

Um turno é uma medida imaginária, não tem um valor exato em tempo real: um segundo (quase sempre em situações de combate), dez segundos, um minuto... não faz diferença. O importante é que um turno começa na iniciativa do primeiro personagem que age, e termina depois da iniciativa do último personagem.

A pontuação passiva é calculada da seguinte forma: 10 + todos os modificadores que normalmente se aplicam a jogada. Um personagem de primeiro nível com Sabedoria 14 (+2) e que tenha proficiência em Percepção (+2), teria uma pontuação em Percepção Passiva de 14.

A CA é formada pela soma do modificador de Destreza, o bônus da armadura e o valor base de 10, podendo ainda ser adicionado eventuais modificadores raciais ou decorrentes de magias ou itens mágicos.

No 1º Nível e 2º Nível, você precisará de um dia de sessão para passar de nível; No 3º e 4º Nível, você precisará de dois dias de sessão para passar de nível; Para cada dois níveis, aumente um dia de sessão necessário para evoluir.

Existem três formas para estabilizar uma criatura:

  1. Realizando os primeiros socorros na criatura inconsciente (o que exige sua ação). ...
  2. Conjurando o truque acudir os moribundos na criatura inconsciente;
  3. Quando ela obtém três sucessos na salvaguarda contra a morte;
Continuar lendo Como fazer D&D?