Como ser superior às outras pessoas?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

8. Saber que nem todos os seus pensamentos precisam ser expressados

  1. Não procrastinar.
  2. Fazer pelo menos uma boa ação por dia.
  3. Aprender com os fracassos, em vez de lamentá-los.
  4. Agir como se a pessoa com que se conversa fosse a mais importante do mundo.
  5. Elogiar os outros de maneira autêntica e sem exageros.

O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

Como lidar com pessoas arrogantes

  1. Escolha ser feliz. As pessoas arrogantes vivem para ter razão, e preferem estar com a razão do que encontrar felicidade. ...
  2. Mude o foco. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Tenha compaixão. ...
  5. Ajude sempre que possível. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Ignore as consequências.
As pessoas (especialmente os adultos) não vão ficar felizes com você e provavelmente vão tentar puni-lo. Pra ser arrogante de verdade, você tem que ignorar essas consequências ou fazer as coisas apesar delas. Ignore as situações que não quer enfrentar e dispense tudo, exceto o que quiser fazer.

Ser reconhecido nas diferentes relações: Como amigo, familiar, profissional etc faz com que seja mais fácil não querer ser tanto o centro das atenções. Então nutrir relações de qualidade mais profunda ajuda, porque solidifica a aceitação de sí, o que diminuiu a necessidade de atenção/aprovação ao extremo.

Causas do complexo de inferioridade. Especialistas acreditam que o complexo de inferioridade seja ocasionado pela repetição de situações que levam uma pessoa a se sentir “menos” que as outras. Isso pode acontecer em diferentes contextos — na escola, na vida profissional ou na própria família, por exemplo.

Um complexo de superioridade é um comportamento que sugere que uma pessoa acredita que é de alguma forma superior às outras. Pessoas com esse complexo geralmente têm opiniões exageradas de si mesmas e podem acreditar que suas habilidades e realizações superam as dos outros.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Vive se comparando com as pessoas, se sente inferior, acha que tudo o que faz não tem valor e acredita que o outro é melhor em tudo. O complexo de inferioridade não é uma doença nem um transtorno mental, mas uma característica da personalidade que podem prejudicar quem se vê assim.

As motivações para esse comportamento são várias: necessidade de autoafirmação, traumas passados, baixa autoestima, ego inflado ou infantilizado, entre outras.

Muitos afirmam que falar alto — ou baixo — é uma questão genética. Entretanto, a pesquisadora afirma que se trata mais de uma questão de influência do ambiente. No caso do entorno familiar, por exemplo, membros de famílias numerosas e barulhentas são obrigados a falar alto ou do contrário não serão ouvidos.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Releve. Não reforce a característica da pessoa, sempre a chamando de ignorante e grosseira. Quanto mais você reforça, mais ela ganha força. Sempre que a pessoa agir assim, deixe passar o momento e, quando tiver oportunidade, chame-a para conversar e mostre que existem outras formas de se relacionar.

Segundo Froswa Booker-Drew, arrogância é a necessidade de convencer a si mesmo e aos outros de que você é bom no que faz e ponto final. Já a confiança é ter consciência de que possui pontos fortes para realizar um trabalho em que acredita muito.

"Soberba" é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada.

Deus não aceita os arrogantes em sua presença (Salmos 5.4,5) e, um dia, todos eles abaixarão os olhos na presença do Senhor (Isaías 5.15). A arrogância destrói as pessoas: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Pv 16.18).

Soberba é orgulho, arrogância, sentimento de superioridade.
A Bíblia diz que a soberba leva à ruína. Soberba é se achar superior a outras pessoas (Jeremias 48:29-30).

Se a pessoa soberba é alguém com quem não pode ou não deseja romper laços, procure enxergar o lado positivo dela, pois certamente ele existe. Talvez, seja alguém divertido, com quem possa conversar sobre interesses que tenham em comum, trocar ideias, aprender.