Como ser reconhecido como santo?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para ser venerado(a) como santo(a) e para poder alcançar a honra dos altares, um fiel católico passa por um processo bastante rigoroso e longo. Trata-se do processo de beatificação e de canonização. Esse processo envolve várias pessoas, muitas investigações, a averiguação de condições objetivas e etapas sucessivas.

Após a autorização do Vaticano, o Bispo local escolhe então um postulador, que irá fazer os primeiros levantamentos para se certificar que a pessoa realmente tem fama de santidade. A partir desse, momento ela é chamada Servo/a de Deus. Em seguida, examinam-se a sua vida e suas virtudes.

De acordo com a tradição eclesiástica, ganha o título de beato aquele que realiza um milagre e de santo aquele que realiza dois milagres. No caso de João Paulo II, papa entre 1978 e 2005, houve a comprovação, pela Igreja Católica, de dois milagres.

Em 2019, na última cerimônia de canonização ocorrida, foi canonizada Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan (1876-1926), uma religiosa indiana.

Ser santo é ser dedicado a Deus.
Quem aceita Jesus como senhor e salvador é santo, porque se dedicou a Deus e o Espírito Santo mora dentro dele. Deus é santo porque é perfeito, sem pecado. Santidade é pureza perfeita.

Nos tornamos santos através de nossas decisões firmes, de cada dia, de amá-Lo, não podemos regredir nem voltar atrás. Na prática dos conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência) vão sendo forjados em nós os mesmos sentimentos de Cristo.

como podemos distinguir as figuras santas? Podemos distinguir a figura santa por dois aspectos: – as suas características – aspecto físico e indumentária; – os seus atributos – elementos de vários tipos que se relacionam geralmente com a sua condição, profissão, história de vida ou de martírio.

Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por sua intercessão. Esta condição é dispensada em caso de martírio. Uma vez atingida a condição de beato, procede-se o processo de canonização.

São três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo - confirmação das "virtudes heroicas", beatificação, e canonização -, para as quais se necessita de um milagre comprovado.

Para a comunidade religiosa, esse fenômeno era um sinal divino, que sinaliza a santidade tão profunda daquele corpo, o qual teria sua carne preservada da corrupção e decomposição. Nesse aspecto de fé, a Igreja considerava a preparação do corpo para a ressurreição.

De acordo com Coppe, a beatificação é uma das etapas de reconhecimento da Igreja Católica em relação à santidade de uma pessoa, enquanto a canonização é o estágio final, quando ela de fato é entendida como santa.

Em 11 de maio de 2007, durante missa presidida pelo papa Bento 16 no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, o Brasil oficialmente ganhou seu primeiro santo: o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão.

Santo Antônio

Santo Antônio é conhecido por ser um grande taumaturgo, ou seja, um Santo que faz milagres. Em outro artigo contamos a sua história e sua fama de santo casamenteiro.

A vocação do cristão é uma vocação à santidade." O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos revela que o custo de um processo de canonização é de cerca de 14 mil euros (quase R$ 38 mil), incluindo honorários de médicos, teólogos e bispos que estudam e julgam as causas.

Apelidada de "o anjo bom da Bahia", Dulce acabou beatificada pela Igreja Católica em 2011 e, na última cerimônia pública de canonização ocorrida antes da pandemia de covid-19, em outubro de 2019, foi oficialmente tornada santa pelo papa Francisco.

Atualmente, o Brasil possui seis santos canonizados oficialmente: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul); Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nascida na Itália); Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão, nascido no Brasil); São ...

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes.

Levítico 19–20 relata a ênfase do Senhor na santidade. A palavra santo em hebraico é “qadash” que significa ser santificado, consagrado e dedicado ou separado do mundo e da iniqüidade.

Funciona assim: Quando o nome começar com vogal, a regra é que seja acompanhado por SANTO. SANTO ANDRÉ, SANTO ANTÔNIO, SANTO EXPEDITO. Quando o nome começar com consoante, a regra é que seja acompanhado por SÃO.