Como ser prudente como a serpente?

Perguntado por: ataveira5 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.

Leia Mateus 10: 16 – 23.
Ele compara com a ideia de enviar ovelhas em meio a uma alcateia de lobos. Jesus também afirma que haverá perseguições, julgamento, tortura, podendo até chegar a morte de alguns dos seus seguidores.

(2) Essa atenção que Jesus estava buscando da parte deles fica clara quando ele termina a orientação dizendo para eles serem, primeiro, prudentes como as serpentes. A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

O discernimento da prudência tem um norte: a verdade e o bem. O líder prudente, portanto, precisa desenvolver um sistema de valores capaz de reconhecer a qualidade moral de um ato concreto. Ou seja, saber identificar e seguir fielmente aquilo que é justo e correto.

A prudência, podemos adquiri-la, a pouco a pouco, como podemos adquirir a fortaleza e alcançar, pelo nosso esfôrço, a justiça e a moderação, mas, para crer com constância e certeza em alguma coisa, não basta o nosso querer, é preciso que êsse assentimento do nosso intelecto se dê espontaneamente.

A prudência baseia-se na memória do passado, no conhecimento do presente e, até onde é possível ao homem, na previsão das consequências da decisão. Indica a medida justa das outras virtudes, entre o excesso e a falta, entre o exagero e a carência ou mediocridade.

(1) A orientação completa de Jesus é esta: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16).

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores.

Os pastores usavam um cajado para guiar as ovelhas e uma vara e uma funda para defendê-las. O pastor levava suas ovelhas para pastarem e beberem água durante o dia (ver Salmos 23:1–2) e as conduzia de volta ao curral à noite.

A cobra também carrega o símbolo de sexualidade e sensualidade. Na crença cristã, por exemplo, a cobra é símbolo da tentação. Na cultura chinesa, além de ser símbolo de sabedoria e prudência, a cobra representa sensualidade e mistério.

O significado espiritual da cobra no Xamanismo está ligado ao poder da cura, da regeneração, da vitalidade e da transformação.

24Segundo antiga tradição, atestada pelo menos desde fins do século I, a serpente foi o corpo usado por Satanás para entrar no Éden, aproximar-se de Eva e depois engravidá-la. Ou seja, o anjo caído, mais do que o réptil, é o parceiro da mulher na cena46.

As serpentes são vertebrados, carnívoros, pertencentes ao grupo dos répteis. São características destes animais: a ausência de patas, pálpebras e ouvido externo, a presença de língua bífida ou bifurcada, e a pele recoberta por escamas.

O QUE SIGNIFICA AGIR DE MODO PRUDENTE? De um modo geral, a pessoa prudente é capaz de evitar perigos desnecessários agindo de modo cauteloso. O prudente age de modo sensato, com paciência. Via de regra, é ponderado e calmo.

Reflexão – “Quem perseverar até o fim será salvo”
Confiando no Espírito Santo nós também poderemos enfrentar os desafios da nossa missão, pois, Ele é o agente por meio do qual Deus se manifesta para realizar a Sua vontade em nós e por nosso intermédio.

A palavra simples aponta para algo “sem maldade, puro, livre de malícia”.

Elas têm uma visão panorâmica que pode chegar a 360º”, explica Elizabeth Höfling, ornitóloga da Universidade de São Paulo (USP). Aves quase sempre são pequenas, o que as faz vulneráveis. Daí a importância de saber o que ocorre à sua volta e perceber a movimentação de um possível predador.