Como ser mãe à luz da Bíblia?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Ser mãe, segundo a Bíblia, está relacionado a:

  1. #1 Saber enxergar o valor dessa missão.
  2. #2 Praticar o amor do Senhor na educação dos filhos.
  3. #3 O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar.
  4. #4 Saber que os filhos são do Senhor.
  5. #5 Orar e declarar bênçãos sobre seus filhos.

Deus compara o Seu amor pelo Seu povo ao amor de mãe (Isaías 49:15). Ele mostra que, tal como é absurdo para uma mãe se esquecer e não ter compaixão do seu bebê pequenino, assim também Ele não se esquece de nós. E, embora alguma mãe se esqueça de seu filho, o Senhor jamais o fará!

Amor de mãe
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor de mãe reflete o amor puro e verdadeiro que vem de Deus.

Toda a mãe alicerçada em princípios da Palavra torna-se uma orientadora eficaz de seus filhos para a vida adulta. Cada princípio proporciona às mães maneiras práticas de investir no treinamento diário de seus filhos com afeto, sensatez e propósito, sem importar a idade deles.

Suas qualidades são: confiabilidade, diligência, organização, além de ser surpreendemente capaz de organizar as prioridades que estão ao seu redor. O marido desta mulher confia nela plenamente. Seus filhos, mesmo já sendo adultos, tomam a iniciativa de louvá-la.

Mãe é aquela que está sempre disposta a proteger seus filhos, que está presente nos momentos mais importantes da sua vida, é aquela pessoa que faz o impossível virar possível e que acima de tudo, deseja o nosso bem.

Mulheres como Sara, Rebeca, Ana e Joquebede viveram vidas dedicadas a Deus e suas histórias podem nos inspirar e nos mover em nossa própria fé. Aqui nós olharemos para duas das mães na Bíblia e como podemos aprender com elas hoje.

MÃES DE JOELHOS, FILHOS EM PÉ EFÉSIOS 5:15-20 Salmo 1 | By Igreja Cristã Mundial | Facebook.

229 da CF/88 atribui aos pais o dever de assistir, criar e educar os filhos. No mesmo sentido O Código Civil, em seu artigo 1.634, impõe como deveres conjugais, o sustento, criação, guarda, companhia e educação dos filhos (1.566, IV).

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Condenam-se o vinho e as bebidas fortes — Faze justiça aos pobres e aos necessitados — Uma mulher virtuosa é mais valiosa que rubis. 1 Palavras do rei Lemuel, a profecia com que lhe ensinou a sua mãe.

Os pais devem criar os filhos com amor e bondade. Os pais devem tratar os filhos da mesma forma que desejam ser tratados e dar-lhes um exemplo que esteja à altura de um santo de Deus.

É o amor que envolve carinho sincero, dedicação, paciência, tolerância, preocupação, sacrifício e renúncia. É o sentimento que levamos por toda a nossa vida. Mães são capazes de devotar o mais profundo dos amores, tão intenso, tão puro e tão sincero.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

A mãe é aquela que, mesmo vendo as fragilidades e limitações do filho, nunca deixa de amar. Ela não é cega, vê sua humanidade, mas ao mesmo tempo seu coração se enche de ternura e misericórdia e sempre acredita que o filho pode vencer, ir além, conseguir. E mesmo que esse filho não supere, continua a amar.

Genitora, educadora e incentivadora dos filhos, a mãe tem um papel fundamental no desenvolvimento das próximas gerações. E por isso merece um olhar especial durante o processo de preparação dos sucessores.

A prudência é a mãe de todas as virtudes.

Ou seja, quando mães e filhos têm uma interação mais carinhosa e regada de apoio, as mães têm uma maior capacidade de focar na atenção e no controle das ações da criança. Isso mostra como as interações sociais na infância têm uma certa influência nos recursos psicológicos disponíveis na fase adulta.

Ter uma carreira ou emprego que traga realziação profissional. Esse é o principal desejo de mais da metade das quase 3 mil mães que participaram da pesquisa Mães de Hoje. E há muitos fatores que contribuem para isso. “No passado, as mulheres pulavam do galho do pai para o do marido.

Muito além de apenas criar uma criança até que essa cresça e tome o rumo de sua própria vida, a maternidade segundo a Bíblia carrega consigo a missão – de junto com o pai – formar cristãos verdadeiros, que amam o Senhor de todo o coração e que seguirão o caminho da verdade.