Como ser gentil com as palavras?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Está difícil ser gentil? Confira 10 dicas

  1. Não tenha medo de elogiar. ...
  2. Ouça mais – Ser um bom ouvinte é uma característica positiva que pode trazer bons frutos para a sua vida.
  3. Tenha empatia. ...
  4. Seja gratuito. ...
  5. Sorria! ...
  6. Mostre interesse. ...
  7. Peça desculpas. ...
  8. Pequenos gestos para o dia a dia.

A gentileza não está só no sorriso ou cumprimento, mas também na capacidade de conversar e ouvir à todos, independente do cargo, importância na empresa ou nível de conhecimento.

Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez.

A definição de gentileza está relacionada à capacidade de praticar a amabilidade. É uma característica pessoal que faz com que uma pessoa seja amigável, generosa e cordial. O verdadeiro conceito de gentileza está muito mais relacionado à forma como as pessoas costumam demonstrá-la.

Muitos psicólogos, entre outros estudiosos da mente humana, defendem a ideia de que fazer o outro feliz é também uma maneira de aumentarmos a nossa própria felicidade. Além disso, agir com gentileza em direção a uma pessoa é uma maneira de demonstrar a ela o quanto gostamos de tê-la em nossas vidas.

Gentis é o plural de gentil. O mesmo que: amáveis, atenciosos, atentos, corteses, cortêses, deferentes, delicados, dóceis, elegantes.

Ser cortês é ter respeito e consideração para com os outros. É estar ciente dos sentimentos dos outros, importar-se de verdade. Desenvolver em nossas crianças um espírito cortês é estimular a constituição de um sujeito gentil e solidário, capaz de lidar com diferentes pessoas e situações.

Seja educado e respeitoso durante toda a conversa. Preste atenção no que a outra pessoa fala e de continuidade a conversa. Seja gentil, ofereça um lugar mais confortável, pergunte se a pessoa está bem, se está confortável. E respeite se ela não estiver afim de conversar.

Estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. Aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão.

A gentileza é uma virtude que tem o poder de transformar a sociedade em um espaço melhor para se conviver. A grandeza da gentileza está colocada na abrangência dessa virtude. Quem quer realmente ser gentil, contagiando e transformando o local onde está, precisa ir além do afeto, do querer bem amigos e familiares.

A forma correta de escrita da palavra é gentileza. A palavra gentilesa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino gentileza sempre que quisermos referir a qualidade de quem é gentil, sendo sinônimo de amabilidade e afabilidade.

Não é raro encontrar alguém que tem a tendência de tratar a si mesmo de uma maneira muito mais rígida do que trata as outras pessoas. Desenvolver autocompaixão significa encontrar maneiras de ser mais gentil consigo mesmo, ao invés de julgar a si de maneira severa.

Respeito, cordialidade e empatia. A gentileza está relacionada a valores indispensáveis para uma sociedade próspera e harmoniosa. Ela pode atenuar a ansiedade e o stress, já que representa uma forma de acolhimento. E é um preceito indispensável para pensarmos um bom projeto de sociedade.

Ensiná-lo a ser empático e amoroso e ao mesmo tempo ver as pessoas de casa sendo amáveis umas com as outras. Criando uma imagem de um lar amoroso e fortalecendo seus sentimentos.

O termo popularizou-se e acabou entrando de forma efetiva nos dicionários. Dizer que alguém ou alguma coisa é legal é uma aprovação, corresponde a dizer que é simpático, bom ou agradável, sem usar de formalidade. Por exemplo: "Foi muito legal ter encontrado meus amigos ontem".

Para ser gentil é fundamental exercer a empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro. Isso vale também no campo digital, mesmo que não vejamos a pessoa face a face. Por isso a empatia deve ser trabalhada por meio do respeito e do apoio. E isso vale também para o nosso dia a dia.

O menor ato de gentileza vale mais do que a maior de todas as intenções. Gentileza é igual café, acorda seu espírito e melhora seu dia. A gentileza é para a alma o mesmo que o perfume é para as flores. Um ato de gentileza é a melhor maneira de começar o dia.

Ser gentil é ser bom e sentir-se do bem, mas nem sempre gera de volta a gentileza”. Fabiano aponta que ser gentil não necessariamente tem a ver com falar a verdade: “É importante entender que a gentileza não quer dizer falar a verdade e, sim, saber como falar a verdade. Ser gentil não é ser humano e, sim, sociável.

Tal movimento se manifesta através da generosidade, bondade, o desejo de ajudar os outros e contribuir com o seu bem-estar. Através da conexão empática com o outro, quando somos generosos com eles e aumentamos o seu bem-estar, cultivamos o nosso próprio bem-estar e transbordamos a nossa vida de alegria.

Ela diz que a gentileza beneficia "o sistema imunológico e a pressão sanguínea, e ajuda as pessoas a viverem mais e melhor".

A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos.