Como ser Fisioterapeuta Forense?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para se tornar um Fisioterapeuta Forense é preciso saber atuar como Perito, Assistente Técnico e Jurisconsultor, e apenas se capacitando você obterá estas habilidades.

Sim, principalmente se você não conhece ninguém no mercado de trabalho que possa lhe ajudar. Concurso público não depende de indicação, mas de dedicação.

Para se tornar um perito criminal, é necessário possuir formação acadêmica em áreas como Medicina, Engenharia ou Química. Além disso, é fundamental ser aprovado em um concurso público específico para peritos criminais.

Se você deseja se profissionalizar em Investigação Forense e Perícia Criminal, invista em um curso superior. O curso de Investigação Forense E Perícia Criminal é uma graduação tecnológica que tem duração média de dois anos e meio, mas esse período varia de instituição para instituição.

Média salarial do fisioterapeuta e jornada de trabalho
Mas uma das áreas de maior remuneração é a fisioterapia do trabalho.

As especialidades com os melhores salários são Fisioterapeuta Traumato-Ortopédica Funcional, Fisioterapeuta Esportivo e Fisioterapeuta do Trabalho.

Fisioterapia Neurológica
Uma das áreas mais promissoras da Fisioterapia envolve a Neurologia, com o objetivo de tratar lesões no cérebro decorrentes de algum tipo de deficiência. O profissional, neste caso, se torna um especialista no cérebro e em suas funções.

A emissão de laudos e pareceres é a característica principal de atuação do Fisioterapeuta Forense, permitindo seu uso no universo jurídico. Esses documentos são elaborados a partir de uma avaliação minuciosa do periciado e o resultado da avaliação é chamado de “diagnóstico cinesiológico funcional”.

Qual curso fazer para ser Perito criminal?

  • Ciências Biológicas.
  • Investigação Forense e Perícia Criminal.
  • Pericia Forense.
  • Ciência Forense e Pericia Criminal.

Como citado anteriormente, os cursos mais exigidos para profissionais que querem atuar nessa área são os de Farmácia/Bioquímica, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação/Informática, Engenharia, Física, Geografia, Geologia ou Química.

No Brasil, para ingressar na carreira de perito criminal, é obrigatório prestar concurso público, que pode ser de provas ou de provas e títulos. O cargo de perito criminal exige formação de nível superior em áreas específicas, que pode ser feita em qualquer modalidade (EAD, semipresencial ou presencial).

Art. 1º A perícia fisioterapêutica é ato exclusivo do Fisioterapeuta.

Outros requisitos importantes são ter idade acima de 18 anos, não possuir antecedentes criminais e estar em dia com as obrigações militares, no caso dos homens, e com as obrigações eleitorais.

2 anos

A faculdade de Perito Criminal faz parte das chamadas graduações de curta duração, com um programa que leva 2 anos (4 semestres), em média, para ser concluído.

Primeiramente, diversos profissionais podem ser peritos judiciais, tanto engenheiros como técnicos ou tecnólogos. Basta estar formado e legalmente habilitado. Ou seja, inscrito em um conselho de classe, seja o CREA ou o CFT. Funcionários CLT, aposentados e funcionários públicos também podem se tornar perito judicial.