Como ser ético na sala de aula?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Atitudes éticas pode te ajudar em sala de aula

  1. Respeitar o trabalho dos professores e funcionários; ...
  2. Respeitar também o direito de aprender dos outros alunos; ...
  3. Não “colar” em avaliações ou trabalhos; ...
  4. Não usar trabalhos prontos; ...
  5. Não praticar bullying; ...
  6. Não pagar para outros pessoas para fazer um trabalho;

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

O que é ser ético: exemplos
Cumprir e respeitar as leis. Preservar o meio ambiente. Votar para os governantes. Preservar o bom convívio coletivo.

Tanto a ética quanto a moral são assuntos que devem ser trabalhados no ambiente escolar com o intuito de nortear o comportamento dos indivíduos na sociedade em que vivem. Por ser a escola a verdadeira formadora de cidadãos, cabe-lhe a tarefa de orientar o comportamento ético e moralista dos seus educandos.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Respeito é uma das melhores formas de demonstrarmos a nossa ética e que os valores que seguimos são bons. Por isso, busque sempre respeitar as diferenças — sejam elas de opinião, formação, hierarquia, credo, cor ou gênero. Evite tratar as pessoas de modo pejorativo e criar atritos com seus pares.

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

Na sala de aula, as regras criadas pelo professor e pela escola devem ser escritas de forma simples, enfatizando e relembrando o respeito aos horários, o uso de uniforme, a entrega da lição de casa, a participação em grupos de estudo, a monitoria e o reforço para alunos que apresentem mais dificuldades.

A ética na educação trará: uma educação comprometida, de qualidade que forme cidadãos de responsabilidade com princípios e valores. Sempre se ouviu falar que os professores são os exemplos para a sociedade e, consequentemente, para seus educandos.

Para os valores básicos de cidadania, os educadores podem focar em: Cooperação, sinceridade, perdão, respeito, boa comunicação, solidariedade e bondade.

Uma boa maneira de incluir a ética no dia a dia, é fazer com que os alunos reflitam sobre diversos temas – relacionamentos, corrupção, entre outros. Nesse contexto, é interessante propor situações para que eles possam analisar os extremos e definir de que foma elas poderiam ser resolvidas.

Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom. Deve-se ter em conta que cada sociedade possui suas próprias regras morais resultantes da própria cultura.

Ser ético no cotidiano é saber lidar com as diferenças, é ter liberdade de expressão, sem ferir o ego do outro, é inovar sem criticar a ação alheia. O ideal é que criemos esses alertas intrinsecamente, ou seja, em nosso íntimo, como se fosse mesmo uma oração diária.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Para desenvolver valores em sala de aula é preciso oferecer a cada aluno conhecimentos, procedimentos e atitudes que tornem possível a construção de critérios morais próprios, derivados da razão e do diálogo.

A importância da ética
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.

Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.

Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade. Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum.

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

Definição de Ética: O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Mentiras, fofocas, boatos, preconceitos, assédio sexual e moral são apenas algumas manifestações da falta de ética.