Como ser dispensado do Enade 2022?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Deferido o pedido de dispensa, a regularidade é registrada apenas para que preencheu o Questionário do Estudante no período devido. Já a iniciativa por parte da instituição de educação superior pode ser feita para estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade (intercâmbio).

As dispensas dos estudantes CONCLUINTES inscritos, habilitados, e que faltaram à prova deverão ser solicitadas pelo estudante, quando por motivo pessoal ou profissional, ou pelo Coordenador de Curso, quando por motivo de cumprimento de atividade curricular vinculada ao curso ou ato de responsabilidade da IES.

Se o aluno é convocado e não faz a prova, ele não poderá se formar até a regularização da situação, que só ocorre no ano seguinte à realização do exame.

Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.

A solicitação deve ser feita pelo próprio site do Sistema Enade, o enade.inep.gov.br. A justificativa é ofertada apenas aos estudantes que não realizaram a prova por motivos previstos no edital, desde que tenham preenchido o Questionário do Estudante.

Casos previstos para pedir dispensa de prova do Enade 2022
Estão previstas no Edital as justificativas de ausência no Enade 2022 por razões como: acidente, assalto, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação.

ENADE NÃO É REQUISITO PARA COLAR GRAU E RECEBER DIPLOMA
A participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) não é pré-requisito para colação de grau e recebimento de certificado de conclusão de curso. Com esse entendimento, o…

Se o estudante não enviar a justificativa da ausência, ou se ela não for aceita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ele pode ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, para participar da prova e então poder receber o diploma.

São aceitos como motivos pessoais que justificam a ausência na prova: acidente; assalto; casamento; extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação; luto; saúde; maternidade ou paternidade; privação de liberdade, entre outras condições listadas e detalhadas em edital.

Estudante que deixou de fazer o Enade pode pedir dispensa
O pedido deve ser apresentado, com a justificativa da ausência, à instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado.

Se você foi inscrito para o Enade 2022, mas não compareceu ao local de prova, no último dia 27 de novembro, ainda é possível regularizar a sua situação por meio do pedido de dispensa de prova por iniciativa do estudante.

ENADE NÃO É REQUISITO PARA COLAR GRAU E RECEBER DIPLOMA. A participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) não é pré-requisito para colação de grau e recebimento de certificado de conclusão de curso.

Os estudantes habilitados a realizar o Enade 2023 são os concluintes de cursos de graduação, tanto os que tenham integralizado pelo menos 80% da carga horária do curso ou quanto os que possuem previsão de concluir o curso até julho de 2024.

Resultado – O resultado dos recursos será divulgado no dia 27 de fevereiro, no Sistema Enade. Aqueles que tiverem a solicitação deferida e tiverem preenchido o Questionário do Estudante no período estabelecido em edital, serão regularizados, automaticamente, no Enade 2022.