Como ser coeso?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Como Construir um Texto Coeso

  1. 1 – Evitar a Repetição de Termos. ...
  2. 2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos. ...
  3. 1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa. ...
  4. 2 – Planejamento de Ideias. ...
  5. 3 – Harmonia entre Ideias e Fatos. ...
  6. 4 – Referência no Assunto.

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

Sem a coesão não seria possível transformar uma sequência de palavras num todo organizado, isto é, em um texto. A coesão e a coerência desempenham funções diferentes dentro de um texto e são muito importantes para entender como fazer uma boa redação.

Coerência é a organização das ideias em uma forma lógica, assim, um texto precisa estar escrito corretamente, mas com ideias interligadas e que fazem sentido.

Coerente é alguém ou algo que contém coerência e coesão, ou seja, age e é permeado com lógica e autenticidade. Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos.
...
Alguns fatores que contribuem para a coerência textual são:

  1. Bom repertório e conhecimento de mundo;
  2. Uso correto de tempos verbais;
  3. Contextualização;
  4. Informações interessantes e bem colocadas;

A coerência atrai confiança
A confiança é conquistada com o tempo por meio de atitudes. Se você é coerente e suas ações e falas estão em harmonia, está demonstrando aos outros que é uma pessoa confiável. Isso vale tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal e social.

A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância. V.

A coesão textual é como uma costura que liga as ideias de um texto por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais. Ela garante a harmonia e a conexão lógica entre as frases, o que colabora para uma melhor compreensão por parte do leitor.

Coesão é a capacidade que uma substância tem de permanecer unida, resistindo à separação. Podemos observar essa coesão em uma gota de água sobre uma superfície, formando uma espécie de película resistente, pois as moléculas estão fortemente aderidas umas às outras.

Já a coesão sequencial acontece de forma um pouco diferente: ela serve para conectar uma frase a outra, além de fazer a união dos parágrafos. Portanto, normalmente consiste no uso de conjunções que vão guiar o texto e apresentar a relação entre o que foi escrito em cada etapa textual.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Chamamos de “coesão” a relação entre elementos de um texto de forma a auxiliar na sua compreensão. Desse modo, a coesão textual é um dos elementos responsáveis pela coerência textual. Contudo, ela está limitada à estrutura do texto, pois não considera os elementos extralinguísticos.

Diferença entre Coesão e Coerência
A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

Dessa forma, ser uma pessoa coerente é agir de acordo com aquilo que se fala ou pensa. Vejamos a seguinte definição: Ser uma pessoa coerente é agir de acordo com o que falamos e acreditamos, ou seja não mentir para si mesmo, nem para os outros sobre seu modo de viver. Sem camuflagens, sem máscaras, sem mentiras.

Mantendo esse conceito no âmbito do nosso comportamento, podemos dizer que um indivíduo é coerente quando suas atitudes têm conexão com suas palavras e vice-versa. Uma pessoa que prega a respeito da importância da bondade e se dedica a ajudar o próximo está sendo coerente.

É um conceito que é usado se referindo a algo que é lógico. Tudo em nossa vida deve ter coerência. Pensamentos e suas ações têm de ter, necessariamente, sentido lógico, para que as coisas caminhem bem – caso contrário...