Como ser bom no basquete?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Fundamentos como arremesso, controle de bola e condicionamento físico são essenciais para evoluir na modalidade. Para melhorar as habilidades e técnicas e evoluir no basquete, não existe novidade: assim como em qualquer esporte, é preciso muito treino, foco, disciplina e um bom preparo físico.

Pule corda com as duas pernas o mais rápido que puder. Cronometre e conte os pulos para registrar o progresso realizado. Parece simples, mas pular corda é uma excelente forma de se ficar em forma para jogar basquete, já que é um exercício que aumenta tanto a resistência quanto a agilidade. Realize treinos de agilidade.

Assim, uma boa forma de como aprender a jogar basquete é começar com as técnicas de pegada de bola e passe. Existem diferentes tipos de passe, como o passe de duas mãos, direto ou pelo chão. Ao entender como segurar e passar para os outros jogadores, ficará mais fácil se posicionar no jogo.

O armador é a posição mais difícil de jogar no basquete e costuma ser chamado de "quarterback do basquete".

O basquete exige de seu atleta força, velocidade, agilidade e precisão, sendo um esporte de intensidades variadas e consumo energético considerável, que se utiliza de rotas metabólicas em predominâncias diferentes, tendo como principal a via anaeróbica.

O basquete, por exemplo, auxilia no bom crescimento da mesma forma que a natação, o vôlei ou o balé. Naturalmente as crianças e adolescentes mais altos vão sendo triados para estes esportes que requerem pessoas de estatura elevada. Daí a falsa impressão que o basquete ou o vôlei fazem crescer mais que outros esportes.

Um das ideias recorrentes é a de que o basquetebol impulsiona o crescimento. Com os vários saltos baseados na verticalidade, o basquetebol estimularia o crescimento ósseo. Da mesma forma, os sprints repetidos durante o jogo influenciariam positivamente a produção da hormona de crescimento.

Tyrone Curtis Muggsy Bogues

O jogador mais baixo da NBA foi Tyrone Curtis Muggsy Bogues, mais conhecido por Muggsy. Este atleta teve uma história bem diferente nessa liga devido a sua baixa estatura. Tyrone Curtis possuía apenas 1,6 metro de altura. Por isso, chamava atenção ele jogando contra gigantes dentro das quadras da NBA.

Os melhores exercícios de força para aumentar o salto vertical são: levantamento de peso (squats), agachamento (lunges) e degrau (step ups). Estes são os melhores porque são movimentos compostos, que trabalham as articulações do joelho e do quadril ao mesmo tempo.

Desenvolva seu drible potente.

  1. O segredo está no pulso. Para desenvolver o drible potente, alterne quicar a bola de maneira normal para, em seguida, aplicar um pouco mais de força. ...
  2. Tente driblar na terra. Você terá de quicar a bola com mais força para fazê-la voltar na mesma velocidade de sempre.

Pivô ou center
O pivô é o jogador mais alto e mais forte de uma equipe de basquete. Ele atua dentro do garrafão tanto no ataque quanto na defesa, sempre perto da cesta. Na NBA, o jogador da posição 5 recebe o nome de center.

A infração é marcada se você der mais de dois passos sem bater a bola. Para evitar isso, dê apenas dois passos sem driblar antes de passar ou dar um chute. Você tem direito a mais um passo se você já estiver com um pé no chão ao receber um passe.

Jogadores. O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. São classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs). Isso dependerá de sua posição e objetivos no desenvolvimento do jogo.

Treinando o movimento de arremesso. Comece a treinar a pegar a bola em uma posição pronta para arremessar. Ao fazer isso, será muito mais fácil treinar a ação de arremesso; estar pronto para o chute logo que pegá-la – em vez de precisar arrumar o corpo para isso – dará muito mais velocidade e precisão aos arremessos.

Treinar com seriedade é a única maneira de realmente adquirir confiança para ter controle de bola ao movimentar-se. Ao jogar basquete, não é possível perder tempo focando na sua movimentação com a bola. Ela deve ser natural - você precisa "confiar" que a bola irá retornar à sua mão sem ficar olhando para ela.

Terceira infração: 5 segundos. O jogador tem cinco segundos para passar a bola a um companheiro de equipe em uma saída de jogo, Essa regra se aplica também ao andamento do jogo. Com a posse de bola, o jogador tem cinco segundos para passar, arremessar ou driblar.

No jogo de Basquetebol não é permitido:

  • Correr com a bola.
  • Chutar a bola.
  • Bater na bola com o punho.
  • Interceptar a bola intencionalmente com qualquer parte da perna.