Como ser 100% sincero?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O ideal é saber controlar a língua, ser capaz de dizer coisas agradáveis, mas também saber ser crítica quando necessário. Você até pode e deve, em algumas situações, falar uma coisa negativa sobre e/ou para o outro. Mas é preciso cuidar da forma e do tom de como fazer isto sem magoar seu interlocutor.

A dificuldade de ser sincero é a dificuldade de estar presente ao que se diz, ao que se faz, com a totalidade de si mesmo, que sempre se divide e só nos mostra alguns de seus aspectos, nenhum deles verdadeiro.

A linha entre a sinceridade e a franqueza desmedida é muito tênue, segundo a psicologia. O excesso de franqueza significa falta de autocontrole. Por isso, nada como ter bom senso e cuidado para saber dosar com moderação os ímpetos de franqueza e sinceridade. Devemos ser sinceros, mas não a ponto de ferir o outro.

Demonstre empatia.
Para estabelecer confiança, mostre que compreende a outra pessoa e demonstre empatia pela situação. Ela ficará mais disposta a dizer a verdade se não tiver medo que você exploda, portanto, aja como se compreendesse o motivo da atitude dela.

A sinceridade é um valor moral e social que pressupõe uma relação justa, honesta e cordial entre as pessoas.

Ser alguém sincero significa ser uma pessoa franca, que fala com sinceridade. Quando alguma coisa é sincera quer dizer que foi feito com franqueza, sem intenção de dissimular algo. Uma atitude sincera é uma atitude de verdade, que exprime um sentimento real. O termo sincero é muitas vezes associado à amizade.

Verdadeiro está ligado a compreensão, por várias pessoas, de que um fato é real, de que pode ser repetido ou refutado em alguns casos como inverídicos, impossíveis ou ilógicos. O oposto de verdade seria falso. Sincero está para um valor humano e pode ser percebido diferentemente por diferentes pessoas.

Em nenhum momento o fariseu demonstrou sinceridade e arrependimento diante de Deus. Ao contrário disso, ele não perdeu tempo em se vangloriar de sua conduta e de suas obras. O objetivo de sua oração parece ter sido mostrar a Deus sua justiça própria.

2 direto, desafetado, cândido, aberto, simples, natural, franco, lhano, inocente, ingênuo, espontâneo. Em que se pode confiar: 3 bom, confiável, fiel, honesto, leal, verdadeiro.

Parando de falar com si próprio imediatamente. Fale em voz alta para conseguir organizar seus pensamentos e superá-los. Muitas vezes, o diálogo interno é uma resposta natural quando confrontado com uma pergunta, problema ou decisão.

A falta de sinceridade
Isso se configura por conta de indivíduos que se controlam constantemente, pois sabem que outros não recebem bem suas palavras. Note que não se trata de um fingimento ou falsidade por assim dizer. Encaixa-se mais como um excesso de cautela com as escolhas de argumentos.

E a sinceridade leva à confiança e a confiança gera segurança, que é uma necessidade básica do ser humano e de toda a sociedade. Se não pudermos confiar uns nos outros, a vida torna-se impossível. As pessoas começam a ficar desequilibradas e neuróticas, de dupla personalidade.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Como identificar um mentiroso

  1. Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. ...
  2. Observe todos os movimentos corporais. ...
  3. Fique atento nas mãos. ...
  4. Ouça tudo com muita atenção. ...
  5. Preste atenção nos olhos.

Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo. Purificar os pensamentos e o coração significa que a pessoa cada vez menos será atraída pelos prazeres imediatos. Para alcançar a pureza, a pessoa deve sempre prestar atenção na motivação de seus atos.

O amor verdadeiro vai muito além de uma paixão passageira que já sentimos. Ele não se resume apenas ao desejo pelo seu parceiro ou parceira, mas ao companheirismo, a honestidade, ao cuidado um com o outro e a vontade de estar ao lado daquela pessoa para sempre.