Como separar uma mistura de água e gasolina?

Perguntado por: mconceicao5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada.

Para separar esses dois líquidos, utilizamos o processo de decantação. Nesse processo, utilizamos um funil de bromo apoiado em um suporte universal, como mostrado na Figura 5. O óleo, por ser menos denso do que a água, fica por cima da mistura.

Para separar convenientemente uma mistura de areia, sal de cozinha, gasolina e água, a seqüência de processos mais indicada é: a) decantação, catação e destilação.

Para que isso seja possível, precisamos separar o Hidrogênio (H2) do Oxigênio (O), o que torna o processo caro. Em Israel, a startup australiano-israelense Electriq~Global apresentou uma tecnologia tida como revolucionária capaz de gerar combustível, a partir de água, para carros elétricos.

É uma saída para baixar o preço do combustível e a sua produção naturalmente já resulta em um volume de até 5% de água.

Por meio de uma filtração, é possível separar a fase sólida (areia) da fase líquida (água + açúcar). Pode-se evaporar a água, restando o açúcar.

*destilação simples: quando uma mistura apresenta componentes cujos pontos de ebulição (é a propriedade que um material tem em relação a temperatura, que leva a mudança do estado líquido para o gasoso) são muito diferentes, como água e álcool (etanol), podemos utilizar a destilação simples para separar essas ...

O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.

A filtração é um método de separação de mistura que faz uso de um filtro para separar os componentes de uma mistura, que pode ser dos tipos sólido + líquido (areia + água) ou sólido + gás (poeira + ar).

Para completar a flotação realizada na mistura óleo e areia, é necessário transferir a parte com água e óleo para um funil de bromo (para separar o óleo da água) por meio de uma pipeta. Em seguida, basta realizar uma filtração com o resto da água misturada com a areia para separá-las.

Peneiração ou tamisação: este método é usado para separar dois sólidos formados por partículas de tamanhos diferentes. É muito usado na construção civil para separar a areia de cascalhos e pedras.

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

Filtração é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso. Por exemplo: areia e água é do tipo sólido-líquido e ar e poeira é do tipo sólido-gasoso.

Com o tempo, a gasolina desloca-se para cima da mistura de água, cloreto de sódio e etanol por ser menos densa.

A água é mais densa que a gasolina, sendo a sua densidade de 997 KG/L, e a densidade da gasolina 775 KG/L.

Desde 2015, a gasolina comum vendida no Brasil contém 27,5% de etanol em sua composição.