Como separar por vírgula?

Perguntado por: ubrites3 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
  2. 2- Separar orações intercaladas.
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas.
  4. 4 – Separar expressões explicativas.
  5. 5 – Separar conjunções.
  6. 6 – Isolar o vocativo.
  7. 7 – Isolar o aposto.
  8. 8 – Isolar datas.

A vírgula é obrigatória antes das orações coordenadas explicativas.
...
Como usar a vírgula é obrigatório, toda conjunção explicativa deve ser precedida pela pontuação:

  1. Não fui à reunião, porque estava doente.
  2. Não fui à reunião, dado que estava doente.
  3. Não fui à reunião, uma vez que estava doente.

Como usar a vírgula

  1. Para enumerar. ...
  2. Antes das orações introduzidas por orações adversativas. ...
  3. Para marcar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo. ...
  6. Para separar orações adjetivas explicativas. ...
  7. Para indicar a supressão do verbo. ...
  8. Antes do “e”

Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula.

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto.

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de “etc.” e outros não. “E ambos acertam. Então tanto faz.” Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: “Se você repetir 'etc., etc., etc.

8 dicas para usar vírgula e não errar mais

  1. 1 – Para criar pausas no texto. ...
  2. 2 – Para separar duas frases. ...
  3. 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
  4. 4 – Para criar listas. ...
  5. 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
  6. 6 – Para adicionar um vocativo. ...
  7. 7 – Para evitar redundância na frase. ...
  8. 8 – Para dar consequência à ação da frase.

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Acompanhar conjunções.
O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.

2) Conjunção explicativa
Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.).

A vírgula só é obrigatória se repetirmos o “etc.” algumas vezes, pois nesse caso teríamos uma enumeração: “Ele tentou se justificar, começou a falar dos problemas que está vivendo, citou que perdeu o emprego etc., etc., etc.” (Reparem que antes do primeiro “etc.” poderia haver vírgula ou não).

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Afinal, qual é o correto: DENTRE OUTROS ou ENTRE OUTROS? O uso de “dentre outros” fica restrito a situações específicas, em que se pede a preposição “de”. Ou seja, na maioria dos casos você vai usar apenas “entre outros”. Muitas vezes, usa-se o “dentre”, pois ele parece mais rebuscado.

O maior e mais recorrente erro no uso da vírgula consiste justamente em isolar o verbo do sujeito ou de seus completos. Desse modo, é importante ter em mente essa regra: não separe o sujeito do verbo. Correto: Maria comeu biscoitos hoje. Correto: O Eduardo pediu ajuda aos pais porque perdeu tudo.

Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.

O vírgula antes do “e” é utilizada nos seguintes casos:

  1. Quando o sujeito da oração é diferente daquele dito anteriormente. ...
  2. Quando o “e” indica oposição e contraste. ...
  3. Quando o “e” sofre repetição no início de cada oração. ...
  4. Quando temos uma informação intercalada na frase.

Peça aos alunos que, em duplas, escrevam uma frase que identifique o que aprenderam sobre discurso direto e indireto, os sinais de pontuação e sua função. Espera-se que digam que nomeiem os sinais de pontuação usados, que no discurso direto , usamos travessão, dois-pontos, (existe aspas também), mas são os mais usuais.

Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pp. 641-642, «A vírgula serve [...] para isolar o adjunto adverbial antecipado», porém, «quando os adjuntos adverbiais são de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo [como é o caso da palavra nomeadamente]), costuma-se dispensar a vírgula.